
DataRo na estrada no Tour de San Luis: uniforme especial para a prova Argentina
Dani Prandi / Bikemagazine
Fotos de divulgação
A equipe DataRo voltou para casa depois do “choque de realidade” do Tour de San Luis, na Argentina, com muito a comemorar. Ao lado de ídolos como Nairo Quintana (Movistar), campeão da prova, além de Peter Sagan (Cannondale), Mark Cavendish (OmegaPharma-QuickStep) e Joaquim Rodriguez (Katusha), a única equipe brasileira conquistou lugar no pódio, com Caio Godoy em 2º na Sub23, e experiências únicas na estrada.
“Foi bem produtivo. A equipe começou o Tour de San Luis legal e foi melhorando”, avalia o técnico Hernandes Quadri Jr. ao Bikemagazine.

Nairo e Weber posam para foto após a chegada da 6ª etapa em San Luis
Cleberson Weber foi o ciclista da DataRo mais bem colocado, na 21ª colocação, a 9min25s de Nairo Quintana. “O Cleberson estava muito bem na 2ª etapa, mas furou no começo da subida, poderia ter acompanhado o Nairo Quintana e tudo”, conta Hernandes.
Na 6ª etapa, o atleta subiu ao lado de Quintana, até o topo do Mirador del Sol, e cruzou na 4ª colocação. “Naquele dia, no último abastecimento, vimos que ele estava bem, dava para perceber que iria subir bem”, diz o técnico. O colombiano Julian Arredondo (Trek) venceu a etapa, em sua 2ª vitória na competição e Weber cruzou 9 segundos depois.
A DataRo foi ao Tour de San Luis com Cristian Egídio, atual campeão da Volta ao Uruguai, Alcides Vieira, Cleberson Weber, Thiago Rodrigues Silva e os recém-contratados Ramiro Cabrera e Caio Godoy.
Sobre a polêmica em torno das “má condutas” do pelotão durante a competição – que culminaram em atropelamento e soco (leia aqui) – Hernandes conta que não viu nada e que somente ouviu pelo rádio quando o ciclista Tyler Farrar (Garmin-Sharp) foi atingido por um carro da equipe argentina Buenos Aires.
O calor castigou o pelotão, principalmente nas primeiras etapas. “Para ter uma ideia, gastamos 70 litros de água por etapa, quando normalmente gastamos de 30 a 40 litros”, conta Hernandes.
Para a Volta de São Paulo, em fevereiro, já estão confirmados Nilceu Santos, Gregolry Panizo e Renato dos Santos, o Centenário, além de cinco dos seis atletas que foram a San Luis. A equipe retorna ao uniforme preto e laranja, depois de usar branco na Argentina, a pedido da organização do evento, já que outros times também usavam a cor laranja.




