
Alberto Contador no trecho de paralelepípedo da 5ª etapa do Tour de France 2014
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O espanhol Alberto Contador terminou, neste sábado (12 de abril), como tricampeão, a Volta ao País Basco. Descansou um dia e, nesta segunda-feira (14 de abril), lá estava ele pedalando. O ciclista divulgou fotos e impressões do reconhecimento que fez pelos pavés entre Ypres e Arenberg, palco da 5ª etapa do Tour de France, no dia 9 de julho.
Na etapa, causa de muita “tensão pré-Tour”, o pelotão terá de enfrentar nove trechos de paralelepípedos nos últimos 75 quilômetros do percurso. Serão só 15,5 quilômetros de pavés ao todo, mas que estão causando muita apreensão. Os paralelepípedos estavam fora do Tour de France desde 2010.
Em seu material de divulgação para a imprensa, Contador fala sobre o reconhecimento.
“Foi tudo bem, vi parte do trecho e avaliamos o equipamento. Já conhecia alguns dos trechos de 2010, mas vi claramente que o mais crítico será o primeiro, porque se o grupo estiver grande haverá muita luta para assumir a ponta do pelotão. Esta etapa você terá que enfrentar com respeito. Acho que vai ser mais difícil do que 2010, porque os trechos de pavé são mais complicados .”
“A parte mais difícil será a entrada para os trechos de pavé. Alguns deles têm areia e a bicicleta deverá patinar muito.”

Contador aprovetou para estudar os melhores ajustes para sua Specialized Roubaix no pavé
“Não podemos esquecer que aqui é apenas um treino, não estamos numa corrida e não há chuva, que pode complicar as coisas. O vento também vai ser muito importante. Hoje estava soprando forte”, avaliou.
Sobre sua bike, uma Specialized Roubaix, Contador diz que a preocupação é com a medida (largura) e a pressão dos pneus tubulares. “Usamos as rodas tubulares Zip 303 e a pressão tem que ser ajustada porque não é o mesmo para um atleta de 75 quilos e outro de 62 quilos.”

Steven de Jongh acompanhou Contador na pedalada
Com Philippe Mauduit como motorista, Contador levou no reconhecimento o expert Steven de Jongh, que tem atuado como seu técnico desde o início desta temporada. “Steven tem muita experiência nessas corridas e sabe o caminho de cor. Suas dicas são muito importantes.”
“Depois de terminar a Volta ao País Basco e percorrer o trecho da 5ª etapa do Tour, posso dizer que cumpri os objetivos para a 1ª parte do ano”, completa. Agora, Contador vai descansar alguns dias e começar a preparação para a Criterium du Dauphine Libere. Depois… Tour de France.




