
Pódio da Elite masculina
Da CBC
O ciclismo brasileiro conheceu neste domingo, 6 de julho, os melhores pilotos do BMX brasileiro. A competição aconteceu na cidade de Americana (SP), reunindo atletas de todo o país. No total, foram mais de 500 atletas na disputa. Além de ser a principal competição do calendário nacional, o Campeonato Brasileiro também distribui pontos importantes para o ranking mundial que serve como critério para a classificação olímpica Rio 2016. A vitória da categoria Elite ficou com os pilotos Renato Rezende e Priscilla Carnaval.
Embalado pela vitória conquistada no sábado, 5, durante o Time Trial, Renato Rezende, entrou na disputa deste domingo, 6, como um dos principais favoritos ao título da categoria Elite masculino. O atleta, que representa a equipe Clube Florestal, fez uma etapa classificatória cautelosa, e aproveitou para corrigir alguns erros cometidos. Na final, Renato fez uma prova de recuperação após não ter realizado uma boa largada, mas na reta final assumiu a liderança da competição em uma arrancada final emocionante, e sagrou-se campeão brasileiro de 2014.
“Foi muito bom ganhar aqui no Brasil, estou muito feliz. Esse carinho de todo mundo não tem preço. Estava com saudade do Brasil. Meus treinamentos vêm dando resultado e quero agradecer o trabalho da confederação, Ministério do Esporte, COB e toda equipe Multidisciplinar, pelo apoio. Das últimas quatro corridas que eu fiz acabei vencendo três e isso mostra que estamos no caminho certo. Só tenho que agradecer a Deus que vem me guiando e ajudando muito em todos os momentos”, declarou Renato.
O sprint final da prova masculina foi disputado até os últimos centimetros, quando Andre Fassina, da equipe Americana Bicicross Clube, comemorou a medalha de prata. Leandro Miranda, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, em uma demonstração de raça e determinação, acabou conquistando a medalha de bronze, mesmo cruzando a linha de chegada desgovernado.
Outro atleta que repetiu a vitória de sábado foi Priscilla Carnaval, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos. A ciclista conquistou o título brasileiro depois de somar a maior quantidade de pontos em uma melhor de três. O segundo lugar ficou com Thaynara Morosini, da Comau do Brasil, seguida de perto por Julia Alves, da Americana Bicicross Clube. Devido a quantidade de atletas inscritas, a prova da Elite feminino não pôde ser realizada conforme o modelo tradicional.
“Estou contente por conseguir conquistar o meu primeiro título brasileiro de BMX Race na Elite. Venho fazendo uma preparação especifica para o mundial e isso incluía o brasileiro como teste. Acabou dando tudo certo e consegui terminar com a vitória. Essa conquista também é fruto de toda a experiência que a CBC vem proporcionando para os atletas da seleção. Quero agradecer o apoio de todos e dizer que estarei buscando representar muito bem o Brasil no Mundial”, declarou Priscilla.
Além das categorias Championship, outras 28 categorias também representaram seus estados e clubes.



