
Botão sob a borracha dos trocadores é tão pequeno que muitos nem sabiam que ele existia
Marcos Adami / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Um pequeno botão discretamente escondido sob as borrachas dos trocadores ST-9070 do grupo eletrônico Shimano Dura-Ace Di2 parecia não ter função nenhuma desde seu lançamento, em 2012. O botão é tão pequeno que muitos proprietários desses equipamentos nem desconfiavam de sua existência. Isso até poucos dias.
Mas, de acordo com a Shimano, o botão, localizado na parte superior de ambos trocadores, oferece ao ciclista a possibilidade de controlar dispositivos sem fio como ciclocomputadores, aparelhos GPS de várias marcas e, especula-se, controlar algumas funções de câmeras on board e smartfones.
MÚLTIPLAS FUNÇÕES
O novo sistema funciona graças a uma unidade chamada de D-Fly, lançada no começo desse ano e que funciona graças à tecnologia de protocolo ANT+. Essa tecnologia criada pela Garmin tem como finalidade a transmissão sem fio e o compartilhamento de dados em smartfones, ciclocomputadores, medidores de pressão, batimento cardíaco, rotação e potência, controles remotos diversos. Enfim, a lista de aplicações do protocolo ANT+ é imensa.
O protocolo tem código aberto e tem mais de 300 signatários, entre eles a Trek, Adidas, Concept2, Suunto, McLaren, Qualcomm, Samsung, Sony Mobile, Texas Instruments, Timex etc. Em breve será possível avançar a música do smartphone, acender as luzes da bike, comandar funções no Garmin, comandar o alarme do seu carro ou até mesmo abrir o portão de sua garagem com um simples toque nesse botão.

Botão fica discretamente escondido sob as borrachas dos trocadores ST-9070
A Garmin e a Magellan, fabricantes de aparelhos GPS, já confirmaram que trabalham juntamente nessa parceria com a Shimano há algum tempo, mas se recusaram a dar mais detalhes.



