
Oleg Tinkov aposta em mudanças no ciclismo
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O magnata russo Oleg Tinkov confirmou que contratou dois ex-funcionários do time britânico Sky para a área técnica da equipe Tinkoff-Saxo para a temporada 2015. Em entrevista ao jornal The Telegrah, feita um dia antes do retorno da equipe do training camp nas Ilhas Canárias, falou sobre vários assuntos, e deixou escapar a chegada de Sean Yates e Bobby Julich.
Os dois ex-integrantes da Sky se juntam ao holandês Steven De Jongh – vale lembrar que os três foram cortados da equipe britânica após a adoção de uma política de tolerância zero com relação a doping. Tinkov não poupa elogios a Julich: “Para mim é o melhor técnico do mundo”, e destaca que Yates estava ao lado de Bradley Wiggins na vitória do Tour de France de 2012.
Mas, quando o assunto é a Sky, o dono da equipe de Alberto Contador e, agora, Peter Sagan, lança seus já famosos ataques contra o manager da equipe Sky de Chris Froome e Bradley Wiggins. Tinkov chama Sir Dave Brailsford de “hipócrita”, por causa do programa tolerância zero, e diz que “obviamente, ele tem medo de nós”, ao se referir aos reforços da sua equipe para o ano que vem.
Filho da Sibéria
A história de Tinkov começa na Sibéria. Filho de um mineiro de carvão, completou o serviço obrigatório de dois anos no exército soviético na fronteira com o Japão. Mudou-se logo depois para São Petersburgo e começou a trabalhar com vendas. Levantou dinheiro para lançar a cervejaria Tinkoff – as duas letras F foram criadas junto com uma campanha de marketing baseada em uma história fictícia de que a cervejaria servia a família imperial -, que acabou vendendo para a InBev. Em 2007 fez sua 1ª incursão no ciclismo profissional, quando já havia lançado o fundo de investimentos Tinkoff Credit Systems, e não parou mais.



