Skip to main content
João Gaspar no Tour du Pays Roannais, em julho de 2014, na França

João Gaspar no Tour du Pays Roannais, em julho de 2014, na França

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

João Marcelo Gaspar, o Canibal, foi obrigado a mudar de planos e acabou assinando com a equipe Movistar Team Ecuador para a temporada 2015. Na 2º semestre do ano passado, o brasileiro havia fechado com uma nova equipe reserva da Lampre e iria morar na Suíça. Mas entraves burocráticos e exigências financeiras impossíveis de serem cumpridas o levaram para outros rumos.

Em entrevista ao Bikemagazine, o ciclista contou que viu o que ocorreu como uma nova oportunidade e mostrou-se otimista com a nova fase que vem por aí. “Acabou sendo melhor porque a Movistar Ecuador é uma equipe Pro Tour e vou ter oportunidade de mostrar resultado e aparecer mais”, prevê. A base é na Espanha e o brasileiro está de mudança para Sant Pere de Ribes, nas redondezas de Barcelona, nas próximas semanas.

A equipe tem em sua programação competições importantes na Espanha, como a Volta a Andaluzia, e em Portugal, como a Volta ao Alentejo. João Gaspar, obviamente, espera estar em ambas – e muitas outras.

A Movistar Ecuador está em seu segundo ano na categoria Continental e é formada por 11 equatorianos, 7 espanhóis e o brasileiro. Na ala dos equatorianos estão Byron Guama, Jorge Montenegro, Segundo Navarrete, José Ragonessi, José Bone, Carlos Quishpe, Pablo Hidalgo, Sebastián Rodríguez, Henry Velasco, Jefferson Cepeda e Adrián Jaramillo. Do lado espanhol estão Jordi Simon, Jaume Rovira, Higinio Fernandez, Albert Torres e Isaac Carbonell.

Na imprensa especializada latino-americana, a contratação de João Gaspar foi vista como uma “inovação”. No ano passado, o brasileiro integrou um grupo de atletas enviados pela CBC para o Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça. Mas a temporada não terminou como o esperado. Um dia antes do Tour de l’Avenir, em agosto, o ciclista teve de ser operado por causa de uma crise de apendicite. Com o período de recuperação, não foi liberado para participar do Mundial de Ciclismo em Ponferrada, na Espanha, um dos objetivos do intercâmbio.