Skip to main content
Bikers do Rally Piocerá de 2014 Foto: Jairo Moura

Bikers do Rally Piocerá de 2014 Foto: Jairo Moura

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A 28ª edição do Rally Piocerá já começou. Até o dia 30 de janeiro, uma das principais provas off-road de regularidade das Américas está na estrada. Neste ano, o trajeto sai de Teresina, no Piauí, com destino a Beberibe, no Ceará, cidade próxima à capital, Fortaleza. Serão quatro dias de competição, que passará também por Pedro II (PI), Crateús (CE) e Quixadá (CE).

Mais de 500 participantes, de 21 estados mais o Distrito Federal, estão inscritos.  Ao todo, serão percorridos mais de 1.000 quilômetros. Foram elaborados três diferentes percursos: um exclusivo para as motos, outro para carros, quadriciclos, UTVs e a subcategoria motos rally, além de um terceiro para as bicicletas, com quase 300 quilômetros.

Estreante
Destaque nacional com três títulos brasileiros de Mountain Bike XCM (2008, 2009 e 2011) e do Iron Biker Brasil (2008-2009-2011), o carioca Robson Ferreira, da equipe Amazonas GO Treinos, fará sua estreia na categoria Bikes do Rally Piocerá 2015.

Natural de Mendes, cidade próxima a Volta Redonda, Robson está na modalidade há 20 anos. Ele disputa as principais competições no Brasil, viajando por todo o território nacional. Em 2015, o competidor abre seu calendário com o Piocerá e terá pela frente quase 300 quilômetros de trajeto, sendo 265 km de trechos cronometrados. “Estamos no início de ano e preparação. Por isso, comecei com os treinos de base, de baixa intensidade. Aos poucos vou aumentando o volume dos treinos para atingir o pico de performance”, conta Robson, que tem passado por uma bateria de atividades antes de sua primeira prova.

Considerado um dos favoritos na categoria Elite, o carioca não se deixa levar pela empolgação. Ele acredita que os competidores locais, como Gilberto de Sousa, do Ceará, e Lindomar Ferreira, do Piauí, estão em vantagem. “Eles já conhecem a região, então facilita. Além disso, há o fator calor. Por mais que aqui no Rio de Janeiro temos tido uma temperatura bastante elevada, lá é diferente, com umidade menor”, afirma.

Sobre o percurso que irá misturar trilhas abertas e fechadas, em estradinhas com piçarras, lajeados, bancos de areia, o tricampeão brasileiro prega cautela, principalmente em relação à penúltima etapa, entre Quixeramobim e Quixadá, no Ceará. O dia terá um trecho cronometrado de 60 km e será válido pela Maratona, na qual os participantes não podem ter auxílio das equipes na manutenção das bicicletas. “É uma preocupação que tenho, pois não terei apoio e preciso ser auto-suficiente, levando todo o material necessário. Preciso largar bem e imprimir um bom ritmo, mas sem se comprometer”, completa.

Rota da categoria Bikes no Piocerá 2015
Dia 1 (27/01)
Largada: Teresina (PI)
Chegada: Altos (PI)
Deslocamento: 13 km
Trecho cronometrado: 62 km
Percurso total: 75 km (exceção categoria Júnior, com 50 km)

Dia 2 (28/01)
Largada e chegada: Pedro II (PI)
Deslocamento: 4.3 km
Trecho cronometrado: 74 km
Percurso total: 78.3 km

Dia 3 (29/01)
Largada: Quixeramobim (CE)
Chegada: Quixadá (CE)
Deslocamento: 3.5 km
Trecho cronometrado: 60 km
Percurso total: 63.5 km

Dia 4 (30/01)
Largada e chegada: Beberibe (CE)
Deslocamento: 4 km
Trecho cronometrado: 69 km
Percurso total: 73 km

Site do evento aqui