Skip to main content

Brasileiro escapou com o italiano Gianluca Leonardi

Foto de Riccardo Scanferla

Numa façanha que mereceu destaque nos principais veículos especializados internacionais, o brasileiro Carlos Alexandre Manarelli, escapou juntamente com o italiano Gianluca Leonardi e andou mais de 100km escapado na prova de estrada da etapa única do Campeonato Mundial de Ciclismo, que está sendo disputado até esse domingo, em Copenhague, na Dinamarca.

Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan) terminou na 78ª colocação e Gideoni Monteiro (Team Brilla) terminou na 32ª colocação.

As duas primeiras colocações ficaram com franceses. O ouro foi para Arnaud Demare, que completou a prova em 3h52min16s.

OS CINCO PRIMEIROS DA SUB-23
1 Arnaud Demare (França) – 3h52min16s
2 Adrien Petit (França) – mt
3 Andrew Fenn (Grã Bretanha) – mt
4 Rudiger Selig (Alemanha) – mt
5 Marco Haller (Áustria) – mt

Os atletas enfrentaram 168 quilômetros num circuito relativamente plano de 14 quilômetros, que favoreceu uma prova de alta velocidade durante a competição.

Já no final da primeira das 12 voltas, o brasileiro Alexandre Manarelli decidiu arriscar uma fuga contra os melhores atletas Sub-23 do mundo e conseguiu abrir vantagem, se isolando na liderança.

Ao notar que Alexandre Manarelli mantinha um ritmo muito forte, o italiano Gianluca Leonardi saltou do pelotão principal e saiu na perseguição do brasileiro. O ciclista da Itália conseguiu se juntar a Alexandre e os dois seguiram em um forte revezamento na ponta, chegando a abrir mais de quatro minutos de vantagem sobre o pelotão.

Faltando 50 quilômetros para a linha de chegada, as seleções do pelotão principal começaram a se organizar para neutralizar a fuga. Neste momento, Gideoni Monteiro também arriscou um ataque, porém não foi bem sucedido e acabou neutralizado rapidamente. A 30 quilômetros do final, os dois ponteiros foram alcançados pelo pelotão.

A vitória francesa na foto de Roberto Bettini

No sprint final, o domínio foi dos atletas franceses, com Arnaud Demare fechando a prova em primeiro lugar e Adrien Petit conquistando a medalha de prata. O bronze ficou com o britânico Andrew Fenn.

“Foi uma experiência incrível. Estava me sentindo muito bem e arrisquei a fuga. Consegui boa vantagem, demonstrando que podemos brigar de igual para igual com qualquer país.

Foi uma prova fantástica e gostaria de agradecer a oportunidade que me deram para representar o Brasil neste Mundial”, comentou Alexandre Manarelli.

 

 

 

Elite compete no sábado e domingo

Nesse sábado (24 de setembro), a Elite feminina testará sua força no Mundial, percorrendo 140 quilômetros.

O Brasil será representado pelas atletas Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech), Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba) e Márcia Fernandes (São Jose dos Campos).

No domingo é a vez da Elite masculina pedalar 266 quilômetros, divididos em 17 voltas em um circuito de 14 quilômetros e 28 quilômetros na estrada até o centro da capital dinamarquesa. Rafael Andriato (Petroli Firenze), Otavio Bulgarelli (ISD Cycling Team) e Gregolry Panizo (DataRO) serão os representantes da seleção.

A seleção brasileira de estrada é comandada pelos técnicos Antônio Carlos Silvestre (masculino) e Cássio de Paiva Freitas (feminino).

PARA ACOMPANHAR AO VIVO
24 Setembro – 8h30-12h15 – Estrada Elite Feminino – 140 km (10 x 14km)
25 Setembro – 5h00-9h05 – Estrada Elite Masculino – 266 km (17 x 14km + 28km)