
Selecionados da equipe FDJ para a clássica Paris-Roubax
Do Bikemagazine
Fotos: reprodução
O catarinense Murilo Fischer, único brasileiro na equipe francesa FDJ, se prepara para a disputa da Paris-Roubaix. O ciclista comemorou, enfim, a confirmação de seu nome na clássica deste domingo (12 de abril) depois de enfrentar a concorrência acirrada de seus próprios colegas de equipe – afinal, se estar na “Inferno do Norte” é uma honra para qualquer ciclista, imagine para um ciclista francês?
O brasileiro também correu contra o tempo para estar em forma. Após pedir para ser substituído na Gent-Wevelgem, no dia 29 de março, na Bélgica, Fischer voltou a treinar longas distâncias para se recuperar. Com a pausa para tratar do joelho machucado em uma queda logo no início da Volta da Andalucia, em fevereiro, o ritmo era contra o relógio. Foram muitos dias de pedaladas, com até 7 horas de duração, que puderam ser acompanhadas pelo Strava.
Tanta dedicação trouxe resultados. Com o joelho “zerado”, como contou ao Bikemagazine, voltou à estrada, com a Paris-Roubaix batendo à porta. Seu retorno foi dia 8 de abril, na Scheldeprijs, na Bélgica. O atleta foi melhor do que esperava e cruzou a 1min23s do vencedor, na 64ª colocação. A performance o deixou confiante.

Com a FDJ no reconhecimento do percurso, com Marc Madiot
Nos dias que antecederam a prova, o brasileiro aproveitou a oportunidade para observar os mestres. Pedalou com os franceses Bernard Hinault e Bernard Thévent e o holandês Joop Zoetemelk, todos com um currículo injevável de vitórias, incluindo mundiais, Tour de France e medalhas olímpicas.
Também foi fazer o reconhecimento do percurso com o diretor de sua equipe, Marc Madiot, nada menos que bicampeão da Paris-Roubaix (1985 e 1991), e ainda Fred Guesdon, vencedor da corrida em 1997. “Melhor que isso seria impossível”, destacou em sua página no Facebook.
Estar na lista da FDJ para o Giro D’Itália (9 a 31 de maio) é seu maior objetivo em um futuro próximo. Murilo Fischer disputou a prova em 2010, 2011, 2013 e 2014 e está confiante de que vai retornar mais uma vez.




