Skip to main content
Entre as várias categorias, a handbike chamou a atenção pela grande quantidade de atletas inscritos

Entre as categorias, a da handbike chamou a atenção pela grande quantidade de inscritos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada – Troféu João Schwindt, foi realizada neste final de semana em Braspilia (DF). No sábado os atletas disputaram uma prova de contrarrelógio e, no domingo, a disputa foi em uma prova de resistência.

No ciclismo paralímpico, os atletas são divididos em três categorias: com dificuldade de locomoção com prejuízo em algum membro (C1 a C5), com deficiência visual (tandem-B) e paraplégicos que utilizam uma bicicleta especial impulsionada com as mãos (handbike – H1 a H5). Quanto maior o número, menor o grau de comprometimento. Entre as várias categorias, a handbike chamou a atenção pela grande quantidade de atletas inscritos, comprovando o desenvolvimento da modalidade.

O atleta da Seleção Brasileira Lauro Chaman, que compete na categoria C5, levou a melhor nos dois dias e saiu na frente pela disputa do título nacional. Outro destaque foi Jefferson Spimpolo, da categoria C3, que também ficou com o título nas duas provas da primeira etapa.

“O circuito do contrarrelógio era bastante duro, com muitas curvas fechadas, mas consegui terminar com o ouro. Na prova de resistência fiz o meu melhor, porque sabia que a comissão técnica estaria avaliando os atletas para a convocação do Parapanamericano, então larguei forte e fiz duas voltas no limite, abrindo uma boa vantagem dos adversários. Graças a deus consegui manter até o final e terminei com duas vitórias. Precisamos destacar também a organização do evento que foi mais uma vez muito boa. A CBC e o CPB estão de parabéns”, declarou Jefferson.

Jady Martins, que compete na categoria handbike

Jady Martins, que compete na categoria handbike

Pensando em provas internacionais, Jady Martins, que compete na categoria Handbike, venceu as duas provas e deixou claro os seus objetivos da temporada: “De junho a agosto vou competir em uma etapa da Copa do Mundo, no Mundial, e no Parapan. Vai ser bem puxado, mas com meus treinos, acredito que vou me sair bem e acho que dá para ficar entre as 10 primeiras no Mundial”, planeja Jady.

Entre as mulheres, outro destaque foi Silvana Chimionato, que venceu e assumiu a liderança no ranking geral da competição. “Foi um grande resultado. Estava um pouco nervosa no início, pois é a primeira vez que começo disputando uma competição desse nível desde a primeira etapa.” Em uma disputa equilibrada, a atleta  começou logo subindo ao pódio ao conquistar a terceira posição na prova de contrarrelógio, no sábado. No domingo, quando voltou à pista, a atleta superou as adversidades, o clima quente e a experiência das adversárias para terminar a corrida na primeira posição.

“Estou muito contente e ainda mais confiante. Agora o objetivo vai além da vaga olímpica. Queremos ir atrás do Mundial, da Copa do Mundo e até do Parapan, no Canadá. Ainda existem vagas abertas e pode ter certeza que vamos treinar bastante para entrar forte e buscar um ‘lugarzinho’ nessas disputas”, finaliza.

Calendário da Copa Brasil de Paraciclismo – Troféu João Schwindt 2015:
2ª Etapa – Penha (SC) – 10 a 12 de julho
3ª Etapa – Aracaju (SE) – 25 a 27 de setembro
4ª Etapa – Niteroi (RJ) – 13 a 15 de novembro