
O espanhol Luis Mas Bonet na vitória em Istambul Foto: Mario Stiehl
Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O espanhol Luis Mas Bonet (Caja Rural) atacou no único lugar possível para superar Mark Cavendish na última etapa da Volta da Turquia, neste domingo (3 de maio), em Istambul. Mas Bonet acelerou no início da última subida e cruzou com folga a meta da 8ª etapa. Cavendish bem que tentou, mas teve de se contentar com o segundo lugar. Carlos Barbero, também da Caja Rural, ficou em 3º.
Na entrevista após a prova, o sorridente espanhol lembrou que esta é sua primeira vitória profissional. “A mais importante até agora”, definiu. “O time estava trabalhando para Barbero, que é o nosso sprintista, mas quando ataquei ele me deu o ok para ir em frente”, completou. O vencedor cruzou com o tempo de 2h45min.
Mark Cavendish, que nesta edição da Volta da Turquia venceu três etapas, terminou com a camisa verde da classificação por pontos. Na sala de imprensa, foi sucinto até demais quando questionado sobre a última etapa. Um jornalista perguntou: “O que aconteceu?”. Ele respondeu: “Ele ganhou, fiquei em segundo. Isso é ciclismo.”

Pelotão na Ponte do Bósforo Foto: Brian Hodes

No percurso da última etapa em Istambul Foto: Mario Stiehl
A última etapa teve percurso de 124 quilômetros e passou por alguns dos mais belos e visitados pontos turísticos de Istambul, incluindo a Ponte do Bósforo, que separa Europa e Ásia. Por causa da presença dos líderes políticos locais, o esquema de segurança foi intenso

Os líderes da Volta da Turquia 2015 Foto: Mario Stiehl
Na classificação geral, o croata Kristijan Durasek (Lampre-Merida) confirmou o título. O veterano italiano Davide Rebellin (CCC Sprandi Polkowice), que perdeu a liderança na 6ª etapa e estava em segundo lugar, caiu e abandonou a prova. O argentino Eduardo Sepulveda foi o 2º, a 32 segundos, e o australiano Jay McCarthy o 3º, a 56 segundos.
A Caja Rural encerra a Volta da Turquia em alta, com duas vitórias em etapas e o primeiro lugar na classificação por equipes. Juan Pablo Valencia, do Team Colombia, finalizou com a camisa de montanha e Luis Mas Bonet com a camisa de sprint das belezas turcas, metas disputadas em pontos turísticos do país ao longo da competição. Confira a classificação completa no site do evento



