Skip to main content
Espectadores no alto do Colle delle Finestre, que volta ao Giro na 20ª etapa

Espectadores no alto do Colle delle Finestre, que volta ao Giro na 20ª etapa Foto: Movistar

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Giro D’Itália 2015, que começa neste sábado (9 de maio), terá câmeras on-board em 8 das 21 etapas, segundo foi anunciado nesta quinta-feira (7 de maio) pela organizadora RCS Sport e o grupo Velon, que representa 11 das 17 equipes do World Tour.

Há possibilidade de que as imagens das câmeras sejam usadas durante a cobertura ao vivo na TV e na internet. Alguns testes já foram em outras corridas, mas esta será a primeira experiência em um Grand Tour.

A novidade estreia no contrarrelógio por equipes de 17,6 quilômetros que abre a disputa na Riviera Italiana, mais precisamente na Via Italo Calvino, que recebeu a Milão-San Remo de 2008 e 2014.

As bike-cams serão instaladas ainda nas etapas 2 (plana), 4, 9, 12 e 15 (subida) e 16 e 20, de altas montanhas. A 16ª, vale lembrar, é a etapa rainha, que vai a Mortirolo. A etapa tem cinco subidas categorizadas, sendo que a de Mortirolo, com 11,8 quilômetros e 10,9% de inclinação média, é tratada pelo pelotão como um dos grandes desafios da temporada.

A 20ª etapa, por sua vez, conta com o espetacular Colle delle Finestre, com 18,5 quilômetros a 9,2% de inclinação média, sendo os últimos oito quilômetros sem asfalto. A prova de 21 etapas termina dia 31 de maio em Milão.

O diretor da RCS Mauro Vegni afirmou que as bike-cams prometem inaugurar uma nova era no ciclismo World Tour. “Sempre nos preocupamos em oferecer aos fãs o que há de melhor e as novas tecnologias vão deixar a ação ainda mais perto”, garante.

Segundo o grupo Velon, as câmeras on-board serão usadas nas bikes das equipes BMC, Etixx-Quick-Step, Lampre-Merida, Lotto Soudal, Orica GreenEdge, Cannondale-Garmin, Giant-Alpecin, Lotto NL – Jumbo, Sky, Tinkoff-Saxo e Trek Factory Racing, mas quem realmente vai carregá-las só será definido durante a competição.

O Giro 2015 não ultrapassará os 2.178 metros de altitude, para evitar os problemas com a neve e o mau tempo das últimas edições.