Skip to main content
A brasileira Clemilda Fernandes Foto: Maximiliano Blanco/CBC

A brasileira Clemilda Fernandes Foto: Maximiliano Blanco/CBC

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Seleção Brasileira conquistou nesta quinta-feira (7 de maio) sua primeira medalha no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, realizado em Léon, no México. Clemilda Fernandes foi bronze na prova de contrarrelógio, que teve percurso de 21,6 quilômetros.

A vencedora foi a norte-americana Carmen Small, que marcou o tempo de 27min55s. A canadense Tara Witten foi prata, com 28min10s. O tempo da brasileira foi de 29min27s. A atual campeã brasileira de contrarrelógio, Ana Paula Polegatch, terminou em quarto lugar com o tempo de 29min41s.

“A prova foi muito disputada e estou feliz com a medalha de bronze. O nível do Pan está bastante alto, com grandes atletas em busca da vitória. Estarmos diretamente nessa briga nos mostra que estamos no caminho certo. Gostaria de agradecer a confederação e Caixa Economica Federal pelo trabalho que vêm realizando no ciclismo feminino, a Força Aérea Brasileira FAB, e todas as pessoas que estão na torcida pelos bons resultados da nossa seleção”, declarou Clemilda.

Na prova da Sub23 masculino, o brasileiro Endrigo Pereira largou forte e se manteve entre os primeiros colocados durante toda a primeira volta. Após abrir a segunda volta, no total de quatro voltas, Endrigo acabou se envolvendo em um pequeno tombo onde perdeu segundos preciosos. Apesar do susto, o atleta voltou para a competição e fez uma prova de recuperação nas duas últimas voltas, completando os 28,8 quilômetros na quarta colocação, marcando 36min03s. O mexicano Ignacio Prado levou o ouro (35min06s), seguido pelo argentino Sebastian Trillini (35min19s) e o chileno Jose Rodriguez (35min21s).

Com presença do atual campeão Pan-Americano, o chileno Carlos Oyarzun, a prova da Elite manteve o alto nível da competição. O melhor ciclista brasileiro foi Pedro Nicacio, que marcou o tempo de 53min38s para percorrer os 43,2 quilômetros de prova. Magno Prado, que também representou a seleção, terminou na quinta posição com 53min55s. A medalha de ouro ficou com o chileno Carlos Oyarzun (51min56s), enquanto a prata foi para o guatemalteco Manuel Oseas (52min41s) e o bronze para o argentino Alejandro Duran (53min07s).

A seleção volta a competir neste sábado, 9 de maio, nas provas de resistência da Elite Feminino (83km) e Sub23 masculino (140km). No feminino competem as atletas Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes, Ana Paula Polegatch, Luciene Ferreira e Camila Coelho, enquanto na Sub23 masculino, o representante será Endrigo Pereira. O encerramento será domingo, 10 de maio, com a prova de resistência para a categoria Elite masculino.