Skip to main content
No percurso da prova Road UWCT Brasil Ride Foto: Wladimir Togumi/Brasil Ride Botucatu

No percurso da prova Road UWCT Foto: Wladimir Togumi/Brasil Ride Botucatu

De Botucatu
Fotos de divulgação

O vencedor Elton Pedroso Foto: ZDL/Divulgação

O vencedor Elton Pedroso Foto: ZDL/Divulgação

O Road UWCT Brasil Ride, única prova do circuito mundial amador da UCI realizada na América Latina, abriu a terceira edição do Festival Brasil Ride Botucatu, nesta quinta-feira (4), na região da Cuesta, em Pardinho (SP), com cerca de 800 inscritos e percurso de 75 km em trechos com serras e sobe desce.

O campeão geral entre os homens foi Elton Pedroso (Memorial/ Santos), com o tempo de 1h53min41s597, seguido de perto por Orlando Alves (Specialized Factory Racing Team), com 1h53min41s732) e Willian Poiani (Velo Clube/Rio Claro), com 1h53min42s116).

Elton conseguiu superar o campeão do ano passado, Raphael Catalão (JC Bikes), no trecho inicial de serra – cerca de 6km ao todo -, quando formou o pelotão dianteiro com Orlando Alves e Willian Poiani. “Um pouco antes de terminar a serra, nós três conseguimos nos distanciar dos outros ciclistas. E nesse circuito, se você abre no começo da prova, é muito difícil de ser alcançado”, explicou Elton.

Etapa abriu terceira edição do evento Foto: Wladimir Togumi /Brasil Ride Botucatu

Etapa abriu terceira edição do evento Foto: Wladimir Togumi /Brasil Ride Botucatu

O campeão não poupou elogios à organização do festival, fruto de uma parceria que envolveu a Roma Sports Mkt, as prefeituras de Botucatu e Pardinho e o Ministério do Esporte. “O evento está sendo maravilhoso, e a prova é do estilo que eu gosto, bem seletiva, só vem para cá quem está bem treinado. Serviu como preparação de alto nível para o Campeonato Brasileiro de Estrada (entre 25 e 28 de junho)”.

O vice-campeão, Orlando Alves, também estava muito feliz. “Eu e o Elton chegamos juntos, no mesmo segundo. Ele cruzou só um pouco à frente. Mas nem me preocupei, porque ele é de outra categoria de idade (35 a 39) e eu venci a minha, de 19 a 34 anos. Por isso também me considero campeão”, garantiu Orlando.

O catarinense Márcio May no pódio

O catarinense Márcio May no pódio

Na categoria 40-44, o vencedor foi o catarinense Márcio May (Continental/Fizik/Trek), de 43 anos, que cumpriu o percurso em 2h01m53s. Em segundo lugar ficou Anderson Pagani (3CON), com o tempo de 2h02m20s e em terceiro José Antonio Cardoso Evangelista (Ass. Esportiva Alto Giro), com 2h05m59s.

Márcio May foi atleta olímpico em três oportunidades: Barcelona, Atlanta e Atenas, além de já ter sido campeão Pan-Americano. Em 2008 deixou as competições profissionais e nesta temporada tem participado de algumas provas de mountain bike e ciclismo conforme a agenda de trabalho permite.Além da prova de ciclismo, May vai disputar a Brasil Ride Warm-up.

Cristiane Pereira da Silva foi a campeã entre as mulheres Foto: ZDL/Divulgação

Cristiane Pereira da Silva foi a campeã entre as mulheres Foto: ZDL/Divulgação

Feminino
Entre as mulheres, venceu Cristiane Pereira da Silva (Carrefour/Funvic/Soul, 2h11min12s878), seguida por Viviane Lourenço (Osasco/Alta Performance, 2h17min59s300) e Paula Proença (Cannondale/Suzano, 2h30min17s948).

A vencedora chegou ao fim do trecho de serra já com folga na liderança. “A prova foi definida na serra. Mais ou menos no km 3, eu e a Viviane nos distanciamos das outras ciclistas. Quando chegamos ao trecho plano e começamos a descer, formamos um novo pelotão com atletas do masculino”, resumiu. O percurso foi elogiado por Cristiane, que já conhecia o circuito, mas nunca havia competido. “A pista é show de bola, o que todo ciclista sonha, e serve como ótima preparação para o Brasileiro”.

Warm Up
A largada para a primeira das três etapas do Warm Up Brasil Ride Pró foi dada na tarde desta quinta-feira (4), em um circuito de 11,6km, montando num terreno próximo ao Ginásio Municipal de Esportes de Botucatu. Os competidores foram divididos em 50 baterias.  A sexta-feira (5) será aberta às 10 horas, com a largada da segunda etapa do Warm Up Brasil Ride Pró. À tarde, a partir das 16 horas, haverá uma série de palestras.

Programação:
Dia 5 (sexta-feira) 
– Warm Up Brasil Ride Pró: segunda etapa, de 76,4km de MTB. Largada às 10h.
– Palestras a partir de 16h: Corrida em Trilha (por Rafael Campos), Dicas Shimano, Preparação para o Brasil Ride (por Adriana Nascimento) e Novidades do Brasil Ride.

Dia 6 (sábado) 
– Warm Up Brasil Ride Pró: terceira etapa, de 107km de MTB. Largada às 8h.
– Warm Up Brasil Ride Sport: prova de 71km de MTB. Largada às 10h.
– Corrida Kids: prova infantil de 1km. Largada às 11h.

Dia 7 (domingo)
– Trail Run Brasil Ride: corrida de montanha de 16km (Pró) e 6km (Sport). Largadas às 9h (Pró) e 10h (Sport).
– Passeio Ciclístico: largada às 8h30.

Mais informações no site do evento