Skip to main content
João Gaspar com o uniforme da Funvic Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76

João Gaspar com o uniforme da Funvic Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

João Marcelo Gaspar, o “Canibal”, está de volta ao Brasil. O atleta encerrou precocemente seu contrato com a equipe Movistar Team Ecuador e acaba de anunciar que vai integrar o time do Carrefour Funvic Soul Cycling Team, de São José dos Campos.

O atleta chegou a participar de provas em Portugal e na Croácia antes de retornar ao Brasil. Ao Bikemagazine, Gaspar afirmou que “problemas burocráticos” inviabilizaram a continuidade de seu contrato com a equipe do Equador. O ciclista diz ainda que, neste momento, precisava ficar perto da família e tomou a decisão de retornar.

Além do Campeonato Brasileiro de Estrada, que será disputado no último final de semana de junho em Araraquara, Gaspar está confirmado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto (Canadá), de 10 a 26 de julho. “Estou treinando intensamente para o Campeonato Brasileiro de Estrada e, logo na sequência, vou para o Canadá defender o Brasil. Além destas duas provas, o Tour do Rio também é um dos objetivos para a temporada, mas tudo dependerá da programação da equipe”, contou.

A nova contratação dá continuidade ao processo de renovação e oportunidades a jovens ciclistas, afirma Benedito Tadeu Júnior, o Kid, diretor-técnico da Funvic. “O Canibal vem mostrando que tem um grande potencial e já traz com ele alguns bons resultados”, diz.

Currículo
João Marcelo Pereira Gaspar, 23 anos, é natural de Sete Quedas (MS). Entre suas principais conquistas está o título de campeão brasileiro Sub23 em 2013; campeão de Montanha e Sub23 e 2º na geral do Tour do Rio, no mesmo ano. Ainda em 2013, foi outra vez, campeão de Montanha e Sub23 do Desafio das Américas, além de ficar em terceiro na classificação na geral da mesma prova.

Em 2014, o atleta repetiu a grande temporada de 2013 e foi campeão de Montanha e Sub23 da Volta de São Paulo. Depois passou a integrar o projeto de intercâmbio promovido pela Confederação Brasileira de Ciclismo e ficou seis meses na Suíça, no Centro Mundial de Treinamento da UCI.

Neste período, também conquistou bons resultados em algumas provas na Europa e, em 2015, passou a defender o Team Equador/Movistar, onde permaneceu nos seis primeiros meses deste ano, participando de provas na Croácia e Portugal. No Brasil, disputou a Volta do Rio Grande do Sul, onde foi segundo colocado na 1ª etapa e a Copa Cidade Canção, ficando também com o segundo lugar.

O atleta também já defendeu o Brasil em duas oportunidades. Em 2013, esteve no Campeonato Panamericano de Estrada no México e, em 2014, integrou a Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americano do Chile.