Skip to main content
Foto de Frome com dilatador nasal nas redes sociais

Foto de Frome com dilatador nasal nas redes sociais

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Algumas fotos de Chris Froome no Tour de France despertaram a curiosidade da imprensa especializada. O britânico aparece usando um curioso artefato no nariz, mas o mistério foi revelado nesta quinta-feira (9 de julho), na 6ª etapa da competição. O “anel” no nariz é um dilatador interno que força a abertura das narinas.

Calvin

Calvin Watson, da equipe Trek, com o Turbine

O dispositivo criado pela empresa australiana Rhinomed tem o sugestivo nome de Turbine e permite, segundo a empresa, uma melhora de até 38% na passagem do ar pelas vias nasais. “Ao dilatar e liberar mecanicamente a entrada de mais ar, somos obrigados a pensar sobre nossa respiração”, explica o médico Mitch Anderson, praticante de triathlon e responsável pela empresa Rhinomed Sports Science.

Além de Froome, que ajudou nos testes do produto durante a Volta a Espanha de 2014, o Turbine está sendo usado ciclistas da Trek Factory Calvin Watson e Matt Gross, Baden Cook, Jack Bobdrige, Robbie McEwen e também por alguns triatletas de longa distância.

O dilatador

O dilatador vai inserido na cavidade nasal

Diferente do dilatador externo da 3M, que vai fixado na pele do dorso do nariz e atua como molas para manter as abas das narinas abertas, o Turbine vai inserido dentro na cavidade nasal e empurra para fora as asas nasais. Na prática, o Turbine é uma versão com design melhorado e anatonicamente mais amigável de outros dilatores internos como o Nozovent e o Respirin.

Os benefícios completos do dilatador interno estão sendo pesquisados na Universidade Murdoch, na Austrália. Mais informações no site www.theturbine.com/turbine

O Turbine é disponível em três tamanhos e preço é de US$ 15. O kit com 3 refis sai por US$ 28.

VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=kRLYL306Ly0″ width=”560″ height=”315″]