
Seleção brasileira de mountain bike
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / CBC
Os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, começam com provas para a seleção brasileira de ciclismo. Tanto os atletas do BMX quanto os do mountain bike já estão na disputa por medalhas neste final de semana.
Para os bikers do XCO, a quarta-feira (8 de julho) foi dia de reconhecimento da pista recém-inaugurada no Hardwood Mountain Bike Park, situado a 130 quilômetros da cidade-sede. Alguns obstáculos são inéditos para a maioria dos atletas, mesmo os mais experientes, e percurso terá com muitos saltos, transposições de pedras e single tracks rápidos e travados.
“A pista é muito boa, conta com trechos bem técnicos, como deveria ser em provas no Canadá. O percurso favorece atletas com mais potência do que atletas mais leves, apresentando subidas curtas e explosivas. Para os brasileiros isso é bom, pois é uma pista onde se sentirão à vontade”, afirmou Carlos Polazzo, técnico da seleção brasileira de MTB.
As provas de MTB nos Jogos Pan-Americanos serão neste domingo, 12 de julho, com 21 competidores no masculino e 15 no feminino. Os campeões da prova somam pontos no ranking mundial UCI e classificatório para Rio 2016. O Brasil será representado por Isabela Moreira Lacerda, Raiza Goulão Henrique, Luiz Henrique Cocuzzi e Rubens Donizete Valeriano. O mecânico é Evandro de Oliveira.

Equipe do BMX para o Pan de Toronto
Já a seleção brasileira de BMX chega preparada, após uma temporada de treinos que incluíram as melhores estruturas do mundo na modalidade, como o CT de Chula Vista nos Estados Unidos, fruto do Projeto Intercâmbio da CBC. No feminino, Priscila Carnaval é a melhor atleta do país no ranking mundial (28º lugar) e chega motivada depois de ter conquistado, na semana passada, o bicampeonato brasileiro de BMX. Thaynara Morosini, que venceu o Time Trial do brasileiro 2015, também estará defendendo as cores do Brasil.
No masculino, o grupo conta com o experiente Renato Rezende, 11º colocado no ranking mundial da modalidade, que conta com 355 pilotos, e é o atual campeão sul-americano, além de Anderson Ezequiel, grande promessa do BMX brasileiro. “A seleção brasileira está muito bem preparada para o evento e acreditamos numa boa participação de nossa equipe. Nossos atletas estão fazendo acompanhamento nutricional, bioquímico e estamos fazendo análises de imagens todos os dias após os treinos, observando o desempenho real na pista”, afirma Guilherme Pussieldi, técnico da seleção brasileira de BMX. As competições serão nesta sexta (10) e sábado (11), no Centennial Park, em Toronto.
A seleção brasileira encerra sua participação com as provas de ciclismo, nos dias 22 (contrarrelógio) e 25 (estrada).



