Skip to main content
Lance Armstrong em foto no site francês L’edition du Soir

Lance Armstrong em foto no site francês L’edition du Soir

Do Bikemagazine
Foto de arquivo

Novas polêmicas à vista. Lance Armstrong está de volta à França, onde participa, a partir desta quinta-feira (16 de julho), do evento de caridade paralelo ao Tour de France promovido pelo ex-jogador de futebol inglês Geoff Thomas, de 50 anos, que superou uma leucemia. O atleta convidou Armstrong, que venceu um câncer, para participar do TDF One Day Ahead, que percorre as etapas do Tour um dia antes do pelotão para arrecadar verbas para instituição de combate ao câncer.

A presença de Armstrong provocou polêmica antes mesmo de sua confirmação. O texano, banido do ciclismo profissional por toda a vida após confessar ter usado doping regularmente e que perdeu seus 7 títulos do Tour de France, entre outros, fez que não entendeu recados como o do presidente da UCI, Brian Cookson. “Sua presença é indesejável, eu acho que é desrespeitoso”, declarou.

“Eu não sei quem é Brian Cookson. Eu nunca o conheci, nunca tive uma conversa com ele, não sei nem qual é a sua visão do esporte”, defendeu-se Armstrong, que manteve a palavra dada a Thomas e, a partir desta quinta-feira, vai pedalar o mesmo percurso de duas etapas do Tour de France, a 13ª e a 14ª, um dia antes do pelotão. Primeiro, serão 198,5 quilômetros, de Muret a Rodez. Na sexta-feira são mais 178,5 quilômetros, no percurso de Rodez a Mende.

A presença de Armstrong tão perto do Tour de France traz peso ao debate em torno do doping que tem assombrado a competição deste ano – e a de tantos outros anos, para sermos justos. Antes da largada, a Astana de Vincenzo Nibali, campeão do ano passado, viu-se envolvida em nova confusão, após quase perder sua licença UCI justamente por causa dos sucessivos exames positivos da temporada passada. Leia mais aqui

Nesta semana foi a performance de Chris Froome (Sky), na primeira montanha, na 10ª etapa, que de tão surpreendente abriu espaço para a dúvida. O próprio Lance resolveu colocar lenha na fogueira ao tuitar, logo após a fulminante vitória: “Clearly Froome/Porte/Sky are very strong. Too strong to be clean? Don’t ask me, I have no clue”. (“Claramente Froome/Porte/Sky estão muito fortes. Muito fortes para estarem limpos? Não me pergunte, não tenho ideia”)

É claro que um tuíte desse só poderia acabar em barulho.

Froome, aliás, afirmou que se os ciclistas passam hoje por tantas desconfianças, é por causa de Armstrong. “Ele fez muitos danos ao esporte. Estamos pagando o preço”, afirmou o queniano-britânico que começou a semana envolvido na polêmica de que dados de seu power data na subida ao Mont Ventoux, no Tour de 2013, foram hackeados e acabaram mostrando o que não devia. Leia mais aqui

Leia mais sobre Lance Armstrong no Bikemagazine
Leia mais sobre o Tour de France no Bikemagazine