
Brake Force One apresentou novidade na Eurobike
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A empresa alemã Brake Force One apresentou na feira Eurobike um sistema de freio a disco hidráulico que usa água em vez do tradicional fluido a base de óleo mineral. Segundo a empresa, a indústria de bicicleta herdou a tecnologia de freios a disco dos automóveis que usam fluido especial, mas atualmente um sistema que usa a água como fluido é possível e tem algumas vantagens. A água tem a vantagem de ser ecológica.
A Brake Force One afirma que a água tem cinco vezes mais poder de transferência de calor, suporta o dobro de temperatura e tem menos expansão sob calor intenso que o fluido mineral para freios.
De acordo com a Brake Force foram feitos testes intensos, com frenagem contínua numa descida de serra com 1.500 metros de desnível na tentativa de superaquecer o sistema, mas a água do sistema hidráulico não passou dos 90ºC. No mesmo teste, o sistema hidráulico tradicional apresentou falhas a partir de descidas com mais de 800m de desnível. A empresa não confirma, mas aditivos podem ser colocados na água para evitar o congelamento em baixas temperaturas e retardar a ebulição por aquecimento.
Outra novidade nesses freios feitos na Alemanha são as mangueiras, que têm engate rápido e dispensam o uso de ferramentas especiais. Basta cortar com uma faca e conectar no terminal. O sistema hidráulico nos freios H2O é fechado (não tem reservatório) e a distância da pastilha pode se ajustada num botão rotativo junto ao manete. Opcionalmente o cliente pode adquirir os freios com mangueiras que brilham no escuro.
Mais informações no site http://www.brakeforceone.de



