Skip to main content
A equipe AeroVelo comemora o recorde

A equipe Aerovelo comemora o recorde

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Pedalar a quase 140km/h é para poucos. O canadense Todd Reichert, da equipe Aerovelo, estabeleceu um novo recorde ao atingir 139,46km/h na 16ª edição do World Human Powered Speed Championships (WHPSC).

O evento é realizado todos os anos numa longa reta com 8km de extensão em Battle Mountain, no estado de Nevada, nos EUA, e reúne os mais diversos e curiosos veículos a propulsão humana. O recorde anterior era do ciclista holandês Sebastiaan Bowier que marcou 133,78km/h (83,13mph) em 2013.

Projeto do veículo usado para a quebra do recorde

Projeto do veículo usado para a quebra do recorde

A Aerovelo, fundada em 2009 por Reichert e Cameron Robertson, ambos engenheiros aeronáuticos, tem sede em Toronto, no Canadá, e nos últimos seis anos a empresa se dedica a construir os veículos movidos a energia humana mais rápidos do mundo que já renderam prêmios internacionais à empresa.

A bike usada por Reichert é do tipo “recumbent”, ou seja, o ciclista fica na posição horizontal. O quadro e a carenagem são de fibra de carbono com desenho aerodinâmico feito com a ajuda de Computational Fluid Dynamics (CFD).

O pedivela fica na frente e a tração é na roda dianteira, os rolamentos são de baixa fricção. Um aspecto curioso é que a bike não tem para-brisa e o ciclista vê a estrada numa tela de LCD.
VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=33clAZoaLWs” width=”560″ height=”315″]

Saiba mais em www.aerovelo.com