Skip to main content
Chris Froome na dura 19ª etapa do Tour de France de 2015 Foto:TeamSky

Chris Froome na dura 19ª etapa do Tour de France de 2015 Foto:TeamSky

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

“2016 será um ano emocionante”, prevê Chris Froome. E não será para menos: o ciclista da Sky quer o tricampeonato do Tour de France e uma medalha olímpica – ou duas?

Assim como o espanhol Alberto Contador, que também deve disputar a dobradinha Tour de France/Jogos Rio 2016, Froome ouviu falar do circuito da prova de estrada no Rio de Janeiro – avaliado como “desumano” pelas delegações que participaram do evento-teste – e se animou. E ele ainda quer disputar a prova olímpica de contrarrelógio (em Londres 2012 foi medalha de bronze, atrás de Bradley Wiggins e Tony Martin).

Tudo isso em um período de menos de 20 dias. No ano que vem, o Tour de France termina dia 24 de julho. Nos Jogos Rio 2016, a prova do ciclismo de estrada será dia 6 de agosto e a de contrarrelógio no dia 10.

“Meu principal objetivo será novamente o Tour de France, mas os Jogos Olímpicos no Rio estão na minha programação”, contou em entrevista para a TV Sky Sports, nesta quinta-feira (1 de outubro), que patrocina sua equipe. “Tanto a prova de estrada quanto a de contrarrelógio são boas para mim”, disse, apesar de não ter vindo para a disputa do evento-teste de estrada, vencido pelo francês Alexis Vuillermoz.

Mas Froome afirma que pretende vir ao Brasil fazer um reconhecimento do percurso antes dos Jogos. “Eu adoraria ir ao Rio, mas é preciso esperar uma oportunidade, talvez em breve ou talvez terei que esperar até o próximo ano”, despista.

Froome diz que, somente após o anúncio do percurso do Tour de France 2016, que será feito no dia 20 desse mês, em Paris, é que terá uma ideia de seu ano. “Mas, como tudo no ciclismo, é difícil planejar com muita antecedência. Você nunca sabe o que vai acontecer ao longo do caminho”, completa o ciclista que deixou a Volta a Espanha com uma fratura no pé direito que o tirou da estrada por algumas semanas. Na entrevista, Froome conta que acaba de voltar a treinar.

LEIA TAMBÉM
No domingo, na abertura da Brasil Cycle Fair, Mauro Ribeiro, o único brasileiro que venceu uma etapa do Tour de France, arriscou uma aposta sobre a prova olímpica no Rio: “O vencedor vai sair do Tour de France.” Para ele, o atleta que estiver bem perto do auge da forma no final da corrida na França terá grandes chances no Rio. Leia a entrevista completa aqui

Veja mais reportagens sobre os Jogos Rio 2016 no Bikemagazine