Skip to main content
Vinokourov e Nibali com a equipe Astana

Vinokourov e Nibali com a equipe Astana

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Alexandre Vinokourov encerra a temporada com olhos nos Jogos Rio 2016. O chefe da equipe Astana quer Vincenzo Nibali com a medalha olímpica, assim como ele próprio conquistou a sua, o ouro, em Londres, em 2012.

A Astana terminou o ano em festa, com a conquista do título da Volta a Espanha para Fabio Aru e a redenção de Nibali, que havia sido expulso da Vuelta ao ser flagrado agarrado ao carro da equipe, que encerrou 2015 com a vitória na prestigiada clássica Il Lombardia, uma das 5 Monumentais.

“Conversei muito com Vincenzo durante o ano todo. Estava no Cazaquistão quando vi a imagem que provocou sua expulsão da Vuelta. Foi difícil para ele e para a equipe, mas a expulsão foi justa”, disse Vinokourov em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport. “Quando Vincenzo veio a Astana (capital do Cazaquistão) em setembro, disse a ele para reagir. Conversamos bastante e, no final, veio a vitória na Il Lombardia”, completou.

Na Astana de 2016, tanto Nibali quanto Aru terão suas oportunidades. Aru vai liderar a equipe no Tour de France e Nibali retorna ao Giro D’Itália. Com os Jogos Rio 2016 nos planos, Nibali deve disputar o Tour de France também para manter o ritmo e atingir o máximo de sua forma nas Olimpíadas.

“Nós vamos nos encontrar no final de novembro, mas é certo que Aru e Nibali vão ter diferentes calendários. Vincenzo quer muito voltar ao Giro e Aru, que tem 25 anos, mostra um progresso extraordinário: em duas temporadas fez um terceiro, quinto, segundo e primeiro lugares nos Grand Tour que disputou. Em dois ou três anos pode ganhar o Tour de France”, aposta.

“Para Vincenzo, vamos qual será o melhor caminho para chegar aos Jogos Olímpicos, mas é uma possibilidade que ele use o Tour de France para se preparar”, completou Vinokourov, que afirmou que o percurso da prova de estrada no Rio de Janeiro é ideal para as características de Nibali.

LEIA TAMBÉM
Em entrevista ao Bikemagazine, Mauro Ribeiro, o único brasileiro que venceu uma etapa do Tour de France, arriscou uma aposta sobre a prova olímpica no Rio: “O vencedor vai sair do Tour de France.” Para ele, o atleta que estiver bem perto do auge da forma no final da corrida na França terá grandes chances no Rio. Leia a entrevista completa aqui

E MAIS
Rio 2016: escalada para Froome, Contador, Nairo ou Nibali

Contador diz que quer vir ao Rio porque percurso é muito difícil
Froome planeja 2016 “emocionante”, com Tour e Olimpíada

Veja mais reportagens sobre os Jogos Rio 2016 no Bikemagazine