Skip to main content

Foto de arquivo/divulgação

No próximo fim de semana são esperados mais de 400 ciclistas no centro do Rio de Janeiro. Em plena Avenida Presidente Vargas os atletas da Copa Light de Ciclismo vão disputar valiosos pontos para o ranking nacional e uma premiação de R$ 28 mil. O evento terá duas provas: um contrarrelógio individual e uma prova de estrada num circuito.

Além das provas, a competição deste ano irá voltar um pouco ao passado e homenagear algumas das personalidades que fizeram parte da história da modalidade no Rio. Um dos homenageados será o paraciclista Alarico Moura, que ajudou a democratizar o esporte e hoje é diretor Paraolímpico da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

“O ciclismo me trouxe tantas realizações que não conseguiria descrever todas. Enfim, me aproximei de mim mesmo e hoje sou feliz”, declara Alarico.

Um dos maiores incentivadores do ciclismo no Rio, Walter Tuche também receberá uma homenagem. Professor da modalidade, Walter promove encontros e forma grandes grupos de ciclistas pelo Rio de Janeiro, com pedaladas da Zona Sul à Zona Oeste e também por longos trajetos como Rio-Petrópolis ou Rio-Magé.

“Nas horas vagas, nossos alunos participam também de provas como Ironman, Tour de France e outras”, revela o professor.

Para fechar o time de grandes nomes do ciclismo nacional, a Copa Light irá premiar também Marco Barbosa, diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e Cláudio Santos, presidente da Fecierj.

“Sou um apaixonado pelo ciclismo e luto para que ele ganhe espaço em nossa cidade. Ela e todos nós iríamos lucrar com isso”, afirma Cláudio.

Com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Fecierj, a competição pontua para o ranking nacional entre o 1º e 15º lugares de cada categoria. Atletas amadores, de elite e paraciclistas dividirão os 4km de percurso, com largada e chegada no monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, e a expectativa é que cerca de 400 atletas estejam presentes nos dos dias de evento.

Nesta sexta-feira, dia 11, os atletas participarão do simpósio técnico no Hotel Mar Palace, em Copacabana, onde irão conhecer os detalhes do percurso e receber o kit da prova e o chip de cronometragem.

No sábado, os atletas de contra-relógio duelam pelo melhor tempo a partir das 14h30, e no domingo as disputas começam pela manhã, com a primeira largada às 8h.

A Copa Light de Ciclismo 2011 tem o apoio da Prefeitura do Rio e do MetrôRio.