Foto de Sérgio Shibuya
A partir de novembro e fevereiro de 2012, provas de nível nacional e internacional agitam o calendário nacional de ciclismo e BMX com a realização de três eventos bem tradicionais.
Começa com a décima edição da Copa da República, marcada para 18 de dezembro, em Brasília, continua com a décima-segunda edição da Copa América, no dia 8 de janeiro, no Rio, e termina com a sétima Copa América de Bicicross, previsto para fevereiro, em Indaiatuba, interior paulista.
Todos eventos terão transmissão ao vivo da Rede Globo de Televisão. As melhores equipes e atletas do país e destaques do exterior estarão mostrando toda técnica e emoção de um dos principais esportes do país.
Com um sistema de disputa diferente, com destaque para a velocidade e percurso curto, a Copa da República será a primeira atração da programação. A prova acontecerá mais uma vez na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, completando uma década de história.
Trata-se de um evento imprevisível no que diz respeito ao seu vencedor, como já ficou comprovado nas nove edições realizadas, o que o torno ainda mais atrativo para os ciclistas e público.
A Copa América completa sua 12ª edição. Realizada nos últimos anos em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, este ano a disputa será no Rio de Janeiro, em um percurso no Aterro do Flamengo.
Trata-se do retorno da competição à Cidade Maravilhosa seguindo o projeto de alternância entre as duas cidades. A grande mudança será no percurso, que deixa de ter as subidas e descidas do circuito paulista.
A disputa do BMX fechará a série de eventos de ciclismo no dia 8 de fevereiro com a Copa América de Bicicross. Indaiatuba, que recebeu a competição no ano passado será mais uma vez o palco da prova, que contará com os melhores nomes do Brasil e convidados do exterior, numa rivalidade que já se tornou marca da disputa. Será a sétima edição da Copa América.



