
A equipe Xirayas e seu polêmico uniforme na apresentação do Tour Feminino de San Luis
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Parece déjá vu, mas não é. De novo, mais uma equipe feminina sul-americana de ciclismo provoca furor nas redes sociais por causa de seu uniforme. Depois das colombianas da IDRD chamarem muito mais atenção do que deviam com seu uniforme “nude” em 2014, agora são as argentinas da equipe Xirayas de San Luis que estão dando o que falar.
Quem começou a questionar os “efeitos visuais” do uniforme foi a ciclista holandesa Marijn de Vries, que, no Twitter, disse exatamente o que muitos estavam pensando quando viram as fotos da equipe: “Um uniforme com ovários?” E muitos retuítaram e comentaram, quase sempre em tom de repúdio.
You must be kidding.
A kit with… what… ovaries on it?!
(via @DeMirjam) pic.twitter.com/GhevynAehx— Marijn de Vries (@marijnfietst) 13 fevereiro 2016
Talvez nas imagens de TV o design do kit das argentinas funcione melhor mas, nas fotos, a impressão é de que a estampa faz alusão ao órgão reprodutor feminino, como naqueles desenhos dos cadernos de anatomia.

Uniforme das colombianas da IDRD que rendeu polêmica em 2014
Em setembro de 2014, a mesma polêmica envolveu as ciclistas da IDRD Bogotá Humana–Solgar–San Mateo, de Bogotá (Colômbia), por causa do uniforme apresentado no Giro da Toscana. O uniforme com partes em tom “nude” (cor da pele) justamente na bermuda davam a impressão de que a roupa era transparente (o que não era o caso).
Na época, a exposição das atletas foi repudiada por outros atletas e fãs nas redes sociais e até mesmo o presidente da UCI, Brian Cookson, se envolveu na história. Leia mais aqui
LEIA TAMBÉM
Uniforme de equipe feminina da Colômbia provoca polêmica



