Skip to main content
Abraão Azevedo está de volta à disputa da ultramaratona Cape Epic Foto: Cristiano Mariz

Abraão Azevedo está de volta à disputa da ultramaratona Cape Epic Foto: Cristiano Mariz

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Começa neste domingo (13 de março) a 13ª edição da Cape Epic. A prova realizada na África do Sul é considerada o “Tour de France” das ultramaratonas de mountain bike. Até o dia 20 de março a corrida de 7 etapas e 652km de percurso com mais de 15 mil metros de altimetria acumulada vai reunir 1.200 ciclistas do mundo todo que competem em duplas.

O brasiliense Abraão Azevedo vai em busca do tetracampeonato ao lado do holandês Bart Brentjens, medalhista de ouro nos Jogos de Atlanta. A parceria com Brentjens já rendeu inúmeros títulos, com seis vitórias na Brasil Ride.

A prova começa com um prólogo na Cidade do Cabo e nos dias seguintes os competidores vão passar por outras quatro cidades da África do Sul (Stellenbosch, Wellington, Tulbagh e Meerendal). Esse ano, a competição é mais curta que a edição passada (759km), mas é considerada mais difícil, já que o percurso traz a maior quilometragem em single tracks da história da corrida, com 110km de trilhas.

A bike de Abraão Azevedo para a disputa Foto: arquivo do atleta

A bike de Abraão Azevedo para a disputa Foto: arquivo do atleta

PEDIVELA ROTOR
Além de Abraão e Brentjens, a equipe tem um massagista e um mecânico. “Mas durante a corrida a equipe de apoio só pode auxiliar entre as etapas e não é permitido apoio durante a prova”, explica o biker. Abraão escolheu com cuidado o equipamento. A bike escolhida é uma Scott Spark 900 Premium, de aro 29. “É uma bicicleta que vai bem em todos os tipos de terreno e nos planos me proporciona um rendimento ainda melhor que a Spark 700 RC”, disse Abraão.

A bike é praticamente toda original, como vem de fábrica. Os pneus são os Maxxis Ikon  EXO de largura 2.2, a suspensão dianteira é a Fox Kashima, com 90mm de curso, trava no guidão e calibrada para o peso do atleta.

Uma das poucas coisas alteradas por Abraão é o pedivela. O atleta usa pedivela da marca Rotor com medidor de potência integrado InPower e rodas Valor, da Stans No Tubes. “Todos tem que usar a mesma roda”.

Para os imprevistos, o atleta leva em toda etapa uma gancheira reserva, um kit de reparo para tubeless, um elo Powerlink e uma chave multifunção.

“Depois de correr mais de vinte ultramatonas em diferentes lugares do mundo, eu aprendi a ter mais tranquilidade em provas de longa distância como a Brasil Ride ou Cape Epic. No final, se o atleta não cometer grandes erros, vencerá o melhor. Não tem como fugir disso. O atleta não pode vencer a prova em uma só etapa, mas pode perdê-la em apenas um dia”, completa.

Saiba mais no site oficial  www.capeepic.com.br