Fotos de Edgard Castellon
A equipe de bicicross de Paulínia decide em sua pista, no Centro Esportivo Ettori di Blasio (Poliesportivo Monte Alegre) no domingo, 20 de novembro, a partir das 10h30, o título da Copa Regional de Bicicross.
A corrida reunirá cerca de 400 pilotos de todo estado em 28 categorias com entrada franca. Com uma vantagem de 85 pontos sobre o segundo colocado no ranking de cidades, Paulínia está com o título praticamente assegurado e busca mais uma vitória na quinta e última etapa para concluir a competição de forma invicta.
Na classificação geral, Paulínia lidera com 257 pontos, seguida por Votorantim com 172 pontos e Americana com 145.
A equipe estará representada por cerca de 100 pilotos, com participação maciça dos alunos da Escola de Iniciação, num campeonato que abre espaço para pilotos novatos , que têm a oportunidade de competir com atletas consagrados na modalidade, numa forma de incentivo para revelação de talentos no esporte.
Além da liderança no ranking geral, a equipe está em primeiro em seis categorias individuais, com Pedro Pinto, na novatos 15/16 anos, Adilson Silva, na Cruiser 40/44 anos, Maitê Barreto, na Feminino 11/12 anos, Pedro Amorim, na expert 9/10 anos, João Vitor Barraca de Melo, na expert 11/12 anos e Joana Correia, na Elite Women.
PRIORIDADE SOCIAL
“Além dos pilotos do grupo principal, os novatos estão indo também muito bem, o que abre ótimas perspectivas para o ano que vem. Há atletas competindo em categorias acima das que costumam correr o paulista, brasileiro e competições internacionais. Esperamos não só conquistar o título, mas também vencer a etapa e dar um belo espetáculo para nossa torcida”, afirmou o técnico Daniel Jorge.
Apesar de mais um título próximo, a prioridade da equipe, é o projeto social e o uso do esporte como instrumento para cidadania.
Para participar das competições, os pilotos precisam ter bom rendimento escolar, disciplina nos treinos e respeito aos coletas e comissão técnica e comportamento familiar positivo, itens avaliados pela diretoria do clube mensalmente.
Quando o aluno da escolinha e demais atletas apresentam problemas em alguns destes critérios de avaliação, recebe, se necessário, acompanhamento psicológico e de assistente social, com suporte também a seus familiares.
A Copa Regional é organizada pelo Clube Paulínia Racing Bicicross, com apoio da Petrobras e Prefeitura Municipal de Paulínia, e oferece a maior premiação do bicicross brasileiro no final do ranking aos campeões e destaques da competição.
Os três primeiros colocados das categorias Elite Men, Elite Women, Júnior Men e Elite Cruiser no ranking final recebem prêmios em dinheiro que totalizam R$ 13.300, além de quadros para bicicletas aos campeões das demais categorias individuais.



