Skip to main content
Pelotão na 3ª etapa da Volta do Rio Grande do Sul de 2015 Foto: Roberto Furtado

Pelotão na 3ª etapa da Volta do Rio Grande do Sul de 2015 Foto: Roberto Furtado

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A 3ª edição da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul, de 6 e 10 de abril, terá 17 equipes na disputa: 10 times brasileiros e 7 estrangeiros. Duas equipes da categoria Pro Continental estão confirmadas, a brasileira Funvic e a norte-americana Novo Nordisk.

Do Brasil estarão na competição as equipes Apauana, Avaí Florianópolis, DataRo, Clube Maringaense, Memorial Santos/Fupes, Osasco Cycling Team, Pro Cycling Team ADF, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto e a Seleção Gaúcha.

Entre os estrangeiros, o Team Equador, equipe de Byron Guama, campeão da competição em 2015, está confirmado, assim como os times Vivo Paraguai, Bragado Cicles Clube (Argentina), Club Ciclista Alas Rojas (Uruguai), Seleção do Uruguai (Uruguai) e Start Vaxes (Sérvia).

Com um traçado exigente e montanhoso, a edição de 2016 da volta promete disputas acirradas do início ao fim.  “O percurso foi definido pensando em aumentar a competitividade entre os atletas. Essa edição apresenta um trajeto mais duro, com mais subida, mas também teremos etapas técnicas e planas que vão beneficiar os velocistas. São percursos para todas as características”, destaca Elaine Siridakys, comissária internacional UCI.

Apenas as etapas 3 e 4 permaneceram sem alterações, mas o primeiro grande desafio aparece logo na primeira etapa, que percorrerá 150 quilômetros entre as cidades de Novo Hamburgo e Farroupilha, com os últimos quilômetros bastante sinuosos passando por duas grandes subidas nos 30 quilômetros finais.

A segunda etapa apresenta um percurso relativamente plano com 161,2 quilômetros que larga na cidade de São Francisco de Paula, segue até Cambará e retorna para São Francisco.

No terceiro dia, os ciclistas pedalam 156,7 quilômetros com largada em São Francisco de Paula, seguindo até Campo Bom e retornando para São Francisco em uma etapa que será muito importante para a classificação geral devido aos últimos quilômetros com bastante subida.

Na quarta etapa a caravana larga em São Francisco de Paula e percorre 174 quilômetros até Farroupilha na etapa mais longa desta edição. A última etapa acontece com largada em Farroupilha, passando por Caxias do Sul, Portão, e retorna para Farroupilha para a decisão final da competição encarando mais de 800 metros de desnível nos últimos quilômetros.

 

AS ETAPAS
1ª etapa – Quarta-feira (06/03)
Novo Hamburgo / São Francisco de Paula – 150km

2ª etapa – Quinta-feira (07/03)
São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula – 161km

3ª etapa – Sexta-feira (08/03)
São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula – 156km

4ª etapa – Sábado (09/03)
São Francisco de Paula / Farroupilha – 174km

5ª etapa – Domingo (10/03)
Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha – 156km