
Chegada da 3ª etapa da Volta do Rio Grande do Sul Foto: Luis Cláudio Antunes/CBC
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A terceira etapa da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul teve seu percurso alterado nesta sexta-feira (8 de abril) por causa de um protesto que interditou as estradas RS 020 e RS 239. Os ciclistas tiveram que repetir o trajeto da etapa anterior, entre São Francisco de Paula/Cambará/São Francisco de Paula. A vitória foi do equatoriano Bayron Guama, campeão do ano passado, da equipe Team Ecuador, com o tempo de 3h42min36s.
O argentino Daniel Omar Juarez (Team Vivo – Paraguai) foi o 2º colocado e manteve a liderança da classificação por pontos. O sérvio Ivan Stevic (Start/Vaxes) completou o pódio.
Entre os brasileiros, Rafael Andriato foi o melhor colocado, terminando na quinta posição, e Murilo Affonso segue como líder geral. A liderança de montanha segue com Alan Maniezzo e, na classificação sub-23, Endrigo Pereira é o líder.

Pódio da 3ª etapa; Andriato foi o melhor brasileiro, em 5º Foto: Luis Cláudio Antunes/CBC
“Estou muito feliz por ter conquistado a vitória da etapa. O nível da competição está bastante alto e apesar de estar com mais de um minuto atrás do líder, estarei lutando até o final para defender o título da volta. Sabemos que será muito difícil, mas as próximas duas etapas ainda prometem muitas disputas”, disse Guama.
A etapa começou com o pelotão bastante agitado nos primeiros quilômetros. O uruguaio Victor Memoli e os brasileiros Lauro Chaman, Luciano Pinheiro e Gabriel Machado tomaram a iniciativa de abrir a primeira fuga do dia no Km 27 e chegaram a alcançar uma vantagem de 1min30s de diferença para o pelotão principal no km 54. Com os líderes imprimindo um ritmo forte, a velocidade média da primeira hora de corrida foi de 53km/h.
O uruguaio Victor Memoli foi o vencedor da primeira meta volante, mas o brasileiro Lauro Chaman, medalhista para-panamericano em Toronto/2015 mostrou que está em ótima forma e conseguiu travar uma boa disputa, ganhando a segunda meta volante. Gabriel Machado (Dataro/Gigantec) venceu o único prêmio de montanha do dia.
Após a fuga ser neutralizada no km82, o pelotão pedalou compacto em alta velocidade, até o uruguaio Diego Gonzalez assumir a liderança isolada da prova, mantendo uma vantagem de um minuto sobre os adversários. Diego venceu a terceira meta volante e seguiu na primeira posição por mais de cinquenta quilômetros, sendo alcançado depois pelo equatoriano Jefferson Cepeda (Team Equador). Os dois ciclistas foram capturados pelo grupo principal faltando cerca de 5 quilômetros para a chegada.
A quarta etapa, neste sábado, terá percurso de 174 quilômetros de São Francisco de Paula até Farroupilha e será a mais longa desta edição.
Resultados completos da 3ª etapa: http://goo.gl/igLR4w



