Skip to main content
No percurso do Giro de Trentino Fogto: Daniele Mosna

No percurso do Giro de Trentino Foto: Daniele Mosna

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Giro de Trentino, na Itália, vai contar com uma Seleção do Brasil pela primeira vez na história. A competição, que chega à 40ª edição, começa dia 19 de abril e terá quatro etapas, um contrarrelógio por equipes de Riva del Garda a Torbole, de 12,1 quilômetros, e mais duras três etapas de montanha.

O grupo convocado para a disputa reúne seis ciclistas da equipe Funvic, que estreou na categoria Pro Continental nesta temporada, e dois da nova geração. A participação do catarinense Murilo Fischer, que integra a equipe Pro Tour FDJ, chegou a ser cogitada, mas o brasileiro não vai participar da prova devido aos compromissos prévios já acertados com sua equipe.

Da Funvic comparecem Magno Nazaret, Kleber Ramos, Otávio Bulgarelli, João Marcelo Gaspar, Flávio Santos e Murilo Ferraz. Os sub 23 Caio Godoy e André Gohr, que participam do programa de treinamento da UCI na Suíça, completam a equipe.

O grupo será comandado pelo próprio técnico da Funvic, Benedito Tadeu Junior, o “Kid”, e pelo professor Adir Romeo, coordenador do Velódromo do Centro de Esporte e Lazer de Curitiba. A Funvic atua como parceira por meio do projeto Brasil Pro Cycling, que investe em iniciativas paralelas à equipe para fomentar o ciclismo nacional.

Estela Farah, responsável pela negociação que viabilizou a ida dos brasileiros para a disputa, será a chefe da delegação (general manager) e adianta que os brasileiros estão indo para a competição com ambições. “Estaremos presentes nas fugas e vamos brigar na geral e explorar bastante a chance de visibilidade para exibir o máximo possível as cores do Brasil”, diz.

A performance dos ciclistas também será fundamental para a decisão dos que serão convocados para os Jogos Rio 2016. O percurso da prova olímpica também é para escaladores, assim como o Giro de Trentino. “O grupo será avaliado para a vaga nos Jogos”, confirma Estela.

Vale lembrar que a competição será transmitida ao vivo para o Brasil através do aplicativo ESPN Watch e terá matérias diárias no Sport Center da ESPN.

AS ETAPAS
19 de abril – Etapa 1 – Contrarrelógio por equipes – Riva del Garda a Torbole: 12,1 quilômetros
20 de abril – Etapa 2 – Arco a Anras – 220,3 quilômetros
21 de abril – Etapa 3 – Sillian a Mezzolombardo – 204,5 quilômetros
22 de abril – Etapa 4 – Malè a Cles – 160,9 quilômetros