
Flávia Oliveira foi bronze na prova de estrada na Venezuela
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A seleção brasileira de ciclismo volta do Campeonato Panamericano, disputado neste final de semana, com uma única medalha. Flávia Oliveira, que compete na Europa, pela equipe belga Lensworld-Zannata, conquistou o bronze na prova de estrada neste sábado (21 de maio).
A seleção feminina contou, além de Flávia Oliveira, com Camila Coelho, Daniela Lionço, Ana Paula Polegatch e as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes. Na prova de estrada, o grupo trabalhou junto no percurso de 86,4km. Nos últimos quilômetros, Flávia e Daniela saíram na fuga junto com outras 12 atletas.
A seleção cubana garantiu os dois primeiros lugares do pódio, com Irailda Garcia em primeiro e Arlenis Sierra em segundo. Flávia cruzou em terceiro a 1 segundo das cubanas (2h38min27) e Daniela acabou na 10ª colocação (2h38min49). “A prova foi intensa desde o princípio. Todos os países alinharam focados em conquistar pontos para a classificação olímpica e isso elevou bastante o nível. Estou muito feliz em poder colocar o Brasil no pódio”, comemorou Flávia.
Na disputa da Elite masculino, neste domingo, em circuito em San Cristobal, com 163,2 quilômetros de percurso, o Brasil ficou de fora do pódio. A prova de estrada da elite masculina foi disputada num um circuito em San Cristobal, com 163,2km de extensão. A medalha de ouro ficou com o equatoriano Jonathan Caicedo, que venceu o sprint contra o colombiano Brayan Ramirez em 4h18min. A medalha de bronze ficou com o venezuelano Yonnatta Monsalve com o tempo de 4h19min43s
Da seleção brasileira, João Gaspar foi o melhor brasileiro, na 9ª colocação, com o tempo de 4h24min34s. Rafael Andriatto terminou em 27º (4h28min15s) e Alan Maniezzo foi o 22º, com 4h27min59s. Magno Nazaret não terminou a prova.
Sub 23
Na disputa da Sub 23, com percurso de 124,8 quilômetros, Caio Godoy foi o 5º colocado no sábado. O brasileiro, que integra programa de intercâmbio da UCI na Suíça, saiu na fuga com outros 15 atleta e foi para a chegada com quatro adversários. Nos metros finais o chileno José Rodrigues, vencedor da prova de contrarrelógio, arrancou e terminou escapado, com o tempo de 3h8min57.
Em seguida cruzaram a linha de chegada o equatoriano Jhonnathan Narvaes e o colombiano John Rodriguez, ambos com 3h9min14, poucos segundos à frente do venezuelano Carlos Molina, quarto (3h9min16), e de Caio Godoy, quinto (3h9min29). A seleção ainda teve Vitor Schizzi e Endrigo Pereira finalizando a prova na 16ª e 29ª colocação, respectivamente.
Contrarrelógio
As provas de contrarrelógio, com 19,3 quilômetros de percurso, abriram a competição na quinta-feira. A seleção brasileira terminou o dia no Top 10 tanto na elite masculina como na feminina. O destaque ficou para a equipe colombiana que somou seis medalhas, dois ouros, duas pratas e dois bronzes.
Magno Nazaret foi o melhor brasileiro, na 8ª posição. O campeão da prova foi o colombiano Walter Vargas, seguido pelo argentino Laureano Rosas e Cristian Serrano, também da Colômbia, em 2º e 3º, respectivamente.
Entre as mulheres, Clemilda Fernandes foi a melhor brasileira, na 7ª colocação. Daniela Lionço ficou em 9º. O pódio teve mais uma dobradinha da Colômbia, com Serika Guluma, ouro, e Ana Sanabia, prata. A mexicana Ingrid Drexel levou o bronze.
O Brasil ainda contou com Endrigo Pereira e André Gohr competindo na Sub-23. Endrigo finalizou na 10ª colocação e André foi o 14º. O vencedor da categoria foi o chileno José Luiz Rodriguez, seguido pelos colombianos Carlos Ramirez, segundo, e Jhon Rodriguez, terceiro.
Confira todos os resultados aqui



