Skip to main content
Flávia Oliveira no pódio

Flávia Oliveira no pódio do contrarrelógio

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Flávia Oliveira conquistou nesta quarta-feira (20 de julho) o título de vice-campeã do Tour da Polônia. A competição em três etapas válida pelo ranking mundial reuniu grandes nomes do ciclismo profissional feminino em uma das últimas provas antes dos Jogos Rio 2016.

Jollanda Neff, que estava defendendo a seleção da Suíça e é um dos nomes confirmados na disputa olímpica, foi a campeã. Tetiana Riabchenko, da seleção ucraniana , foi a 3ª.

Na largada da prova de crono

Na largada da prova de crono

O Tour contou com três etapas disputadas em dois dias, com duas provas de resistência e um contrarrelógio individual. A brasileira terminou a primeira etapa na segunda colocação e venceu o contrarrelógio, que foi disputado na manhã desta quarta. No período da tarde, voltou a ser segunda colocada na etapa.

Na reta final de preparação para a Rio 2016, Flávia Oliveira ficou muito satisfeita com o resultado. “O Tour da Polônia foi uma competição de alto nível, com muitas equipes se preparando para as olimpíadas e terminar no pódio entre grandes nomes do ciclismo é motivador. O resultado é a confirmação que estamos no caminho certo”, destacou.

Novo patrocínio
Campeã brasileira de estrada em 2014 e vencedora da camisa de montanha no Giro D’Itália feminino no ano passado, a carioca estará, pela primeira vez na carreira, em uma Olimpíada. A ciclista, que desligou-se da equipe belga Lensworld.eu-Zannata no mês passado,  passou a integrar a equipe Specialized para ter nos Jogos  Rio 2016 os melhores equipamentos para a prática do esporte.

“Minha decisão foi baseada na necessidade de eu ter apoio nas provas realizadas nas Américas, como o Brasileiro, Pan-Americanos e, claro, a Olimpíada, que será excepcionalmente no Rio de Janeiro, a minha cidade. Nós atletas sentimos na pele a grande diferença que faz você correr com os melhores equipamentos e de ter o suporte ideal em uma prova importante”, destacou a ciclista.

“No dia 1º de agosto desembarco no Brasil, para a Rio 2016. Estou contente com os treinamentos e toda preparação feita de junho para cá, após o Pan da Venezuela, visando a Olimpíada”, conta.

Aos 34 anos, Flávia Oliveira começou tarde no esporte, com 25 anos. Morando em Littleton, no Colorado (EUA), a ciclista carioca teve dentro de casa o incentivo para agora fazer parte do time Specialized, uma vez que seu marido Nathan Parks também compete pela marca, na equipe Specialized/Touchstone Masters. “Meu marido, que eu gosto de chamar de carrasco personal, também faz parte da família Specialized. Para mim representa muito esse patrocínio da Specialized Brasil, que será a primeira empresa brasileira a me apoiar até hoje”, relata.

“A Specialized tem um foco enorme em produtos voltados para a área feminina e eu amo isso. Quero poder dar o meu melhor desempenho quando represento o Brasil e também ser um ponto de referência positivo para as mulheres e meninas brasileiras que praticam o ciclismo. Comecei a pedalar apenas aos 25 anos, mas me apaixonei de cara pelo esporte e quero vê-lo continuar a crescer”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM
Flávia Oliveira deixa time belga para se dedicar aos Jogos Rio 2016