Skip to main content
Alistair Brownlee é bicampeão olímpico de triathlon Foto: ITU

Alistair Brownlee é bicampeão olímpico de triathlon Foto: ITU

Por Dani Prandi
Do Bikemagazine

Os irmãos britânicos Alistair e Jonathan Brownlee dominaram a prova olímpica do triathlon dos Jogos Rio 2016, disputado na manhã ensolarada e calorenta desta quinta-feira (18 de agosto) de inverno na Praia de Copacabana. Os irmãos puxaram o primeiro pelotão na etapa de bike e seguraram a vantagem na corrida.

Alistair abriu tanto que, nos últimos metros, pegou a bandeira da terra da Rainha e cruzou caminhando, enquanto olhava para trás para conferir a chegada de seu irmão. Enquanto isso, a torcida britânica, que compareceu em peso, vibrava muito com o ouro e a prata dos Brownlee.

Os irmãos britânicos Alistair e Jonathan Brownlee

Os irmãos britânicos Alistair e Jonathan Brownlee Foto: ITU

Alistair, aliás, entrou para história ao se tornar o primeiro bicampeão olímpico do triathlon, que começou a ser disputado em Sydney-2000. Em Londres-2012, vale lembrar, Alistair foi ouro e seu irmão ficou com o bronze. Desta vez, o terceiro colocado foi o sul-africano Henri Schoeman.

Na etapa inicial da natação, com 1,5 quilômetros, os irmãos saíram bem, na 4ª e 6ª colocação, mas imediatamente assumiram a liderança na etapa do ciclismo, com percurso de 40 quilômetros. Na corrida, com 10 quilômetros, não deram nenhuma chance aos adversários. Foi uma bela apresentação, que levantou o público – ao contrário do que ocorreu na prova do ciclismo de estrada, no mesmo local, desta vez os pagantes puderam acompanhar a prova sentados na arquibancada montada para o evento (leia mais aqui).

Arquibancada lotada em Copacabana para acompanhar a disputa Foto: Dani Prandi

Arquibancada lotada em Copacabana para acompanhar a disputa Foto: Dani Prandi

Disputa da etapa de ciclismo com muito calor em Copacabana Foto: Dani Prandi

Disputa da etapa de ciclismo com muito calor em Copacabana Foto: Dani Prandi

O maior adversário dos irmãos britânicos, o espanhol Javier Gomez, medalha de prata em Londres-2012 e cinco vezes campeão mundial, foi a grande ausência do triathlon nos Jogos Rio-2106. O triatleta fraturou o cotovelo durante um treino e foi obrigado a ficar de fora.

Diogo Sclebin foi o único brasileiro na disputa. O triatleta terminou em 41º lugar.

Neste sábado (20 de agosto) será a vez da prova feminina, no mesmo local, a partir das 11h, no mesmo percurso.

Confira os resultados completos aqui