Skip to main content
Pelotão em Doha, que receberá Mundial de Ciclismo 2016

Pelotão em Doha, que receberá Mundial de Ciclismo 2016

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Brasil ficou de fora da distribuição de vagas para a disputa da Elite do Mundial de Ciclismo 2016, que será em Doha, no Catar, de 9 a 16 de outubro. Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (25 de agosto), o ciclismo brasileiro terá três vagas para a disputa na categoria Sub 23 e a Pro Continental Funvic Soul Carrefour está garantida na prova de contrarrelógio por equipes. E só.

Segundo o comunicado, os campeões olímpicos Anna van der Breggen, Fabian Cancellara e Kristin Armstrong e Greg van Avermaet estarão com suas vagas garantidas.

As vagas são calculadas com base na pontuação da temporada. França, Espanha, Bélgica, Itália, Grã-Bretanha, Colômbia, Holanda, Austrália, Noruega e Suíça integram o Top 10 das nações no ranking e vão comparecer com seleções completas, com nove ciclistas. Alemanha, Canadá e Estados Unidos vão comparecer com seis ciclistas. Já a Eslováquia, do atual campeão mundial Peter Sagan, terá três vagas.

Na prova da Elite feminina, com 23 países, o Brasil também ficou de fora. As seleções estão divididas entre equipes de sete, seis ou cinco ciclistas e Grã-Bretanha e Holanda conseguiram vaga extra por causa da vitória de Lizzie Armitstead (contrarrelógio) e Anna van Breggen (estrada) nos Jogos Rio-2016.

Na prova de contrarrelógio individual, cada país pode inscrever dois ciclistas, mas a Suíça ganhou vaga extra com a vitória de Fabian Cancellara nos Jogos Rio-2016.

E vale destacar que Vasil Kiryienka, da Bielorrússia, Linda Villumsen, da Nova Zelândia, e Mads Würtz, da Dinamarca, tem participação garantida por serem os atuais campeões.

Confira a distribuição das vagas

VEJA VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=KeOWMCpoqx4″ width=”560″ height=”315″]