Skip to main content
Disputa no Velódromo de Maringá (PR) Foto: Thiago Lemos/CBC

Disputa no Velódromo de Maringá (PR) Foto: Thiago Lemos/CBC

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Campeonato Brasileiro de Pista Elite 2016 foi disputado de terça-feira (11 de outubro) a sexta-feira (14 de outubro) no Velódromo de Maringá, no Paraná.

PRIMEIRO DIA
No primeiro dia  o único representante do país no ciclismo de pista dos Jogos Rio 2016, Gideoni Monteiro, mostrou que estava em ótima forma e conquistou dois ouros, um na prova por pontos e outra na perseguição por equipes. Completaram o pódio na Prova por Pontos masculina Rafael Rosa (Clube Dataro de Ciclismo), com a prata e Armando Camargo (Memorial/Santos/Fupes), com o bronze.

Na prova de scratch feminina, a experiência também fez a diferença para Janildes Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), que venceu a disputa contra as jovens Wellyda dos Santos (Memorial/Santos/Fupes) e Ana Paula Casetta (Clube Maringaense de Ciclismo).

Na prova de Velocidade por Equipes, Gabriela Yumi e Carolina do Nascimento colocaram o Clube Maringaense de Ciclismo em primeiro lugar no pódio, seguidas pela dupla Maira Barbosa e Wellyda dos Santos da Memorial/Santos/Fupes em segundo e Nayra Yacy e Nayara Ramos da SMELR/Araçatuba/VZAN em terceiro.

Na prova masculina, mais um ouro para o Clube Maringaense, que foi representado pelos atletas da seleção brasileira Hugo Osteti e Fernando Sikora, junto com Fernando Borrasca. A prata foi para a equipe do Ciclo Clube Romeo, que teve como integrantes Davi Romeo, Erick dos Santos e Gustavo da Silva, e o bronze ficou com o trio da ACE / Neobox /1009 /Greenmax /APIS, Ricardo Matos, Vitor Medrado e Kacio Fonseca, também integrante da seleção brasileira.

O quarteto da Memorial/Santos/Fupes, que contou com a força de Gideoni Monteiro, Armando Reis, Robson Dias e Endrigo da Rosa dominou a prova de Perseguição por Equipes masculina, vencendo com uma boa vantagem para o segundo colocado, o time da GF Assessoria Esportiva de Curitiba, composto pelos irmãos Ricardo e Fabio Dalamaria, Flavio Sartori e Samuel Stachera. Completaram o pódio em terceiro lugar os atletas da Green Bike de Piracicaba, Erick Garcia, Joel Prado Júnior, Marcos Novello e Alessandro Guimarães.

Na mesma prova, mas na elite feminina, as irmãs Clemilda, Janildes e Marcia Fernandes, acompanhadas por Daniela Costa, deram o título para o Clube Fernandes de Ciclismo. O vice-campeonato foi para as meninas do Osasco Cycling Team/Penks/SBCTrans/Studio Pier 88, Adriana Lobo, Luzia de Oliveira, Viviane Lourenço e Jessica Braz, enquanto o bronze ficou com a equipe da FEAC/Franca, formada por Gimena Stocco, Andrea Marques, Danilas Ferreira e Maira Murakami.

Os atletas do Paraciclismo também apresentaram uma bela performance na Perseguição Individual. O título da categoria C2/C3 ficou com Célio Rafael (Clube Maringaense de Ciclismo) enquanto na C5 o ouro foi para Johnatan Mineiro.

Melhores momentos
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=6GxgITA6_aU” width=”560″ height=”315″]

SEGUNDO DIA
No segundo dia de competições, depois de uma classificatória bastante acirrada pela manhã, Flavio Cipriano faturou a primeira medalha de ouro para a Equipe de Ciclismo de Taubaté no torneio, vencendo com muita habilidade a prova mais rápida da elite masculina. O segundo lugar ficou com Hugo Osteti, que deu mais um pódio para o Clube Maringaense de Ciclismo. Na disputa pelo bronze Kacio Fonseca (ACE/Neobox/1009/Greenmax/APIS) levou a melhor sobre o colega de seleção Fernando Sikora (Clube Maringaense de Ciclismo), quarto colocado.

Gabriela Yumi Gomes e Carolina do Nascimento também fizeram a alegria da torcida local confirmando dobradinha de primeiro e segundo lugares, respectivamente, para o Clube Maringaense de Ciclismo na prova de velocidade individual feminina. Na disputa pelo bronze, Viviane dos Santos (AMEA/Assis) derrotou Maria Murakami (FEAC/Franca).

Na perseguição individual feminina, Daniela Lionço (Funvic Soul Cycles/SJC) pedalou forte e não deu chances para a jovem Nicolle Borges (Ciclo Clube Romeo), na disputa pelo ouro. Ainda assim Nicolle, considerada um dos destaques da nova geração e integrante da seleção brasileira de base, surpreendeu apesar da pouca idade, 18 anos, ficando com a medalha de prata. O bronze foi para Silvia da Silva (Memorial/Santos/Fupes).

Na mesma prova, mas na elite masculina, Franklin de Almeida (Osasco Cycling Team/Penks/SBC Trans/Studio Pier 88) ficou com o título, deixando Ricardo Dalamaria (GF Assessoria Esportiva/Curitiba) com o vice-campeonato. Rauny Gonçalves (Clube Maringaense de Ciclismo) foi o terceiro.

Já na scratch masculina, o campeão da temporada foi Robson Dias (Memorial/Santos/Fupes), seguido por Alessandro Guimarães (Green Bike/Piracicaba), segundo colocado, e Ricardo Dalamaria (GF Assessoria Esportiva/Curitiba), terceiro.

No paraciclismo, na prova do 1km contrarrelógio Célio Rafael (Clube Maringaense de Ciclismo) conquistou mais um ouro para os donos da casa na categoria C2-3, enquanto Ulberte Oliveira de Lima finalizou com a prata. Na categoria C5, a vitória mais uma vez ficou com Johnatan Mineiro, seguido por Diego Santana.

Melhores momentos
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=6Bbl-49jMpw” width=”560″ height=”315″]

TERCEIRO DIA
Ciclistas inscritos na prova omnium disputaram as primeiras provas, de perseguição individual masculina e feminina e scratch feminina. Vale lembrar que a omnium tem seis provas: scratch, perseguição individual, flying lap, 1km contrarrelógio, eliminação e prova por pontos.

Após competir nas provas de scratch e perseguição individual, Wellyda Rodrigues (Memorial/Santos) e Janildes Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo) dividiram a liderança provisória com 74 pontos. A ciclista Danilas Ferreira (FEAC/França) ficou com a terceira colocação com 72 pontos.

No masculino, Gideoni Monteiro garantiu a vitória com 4min45s, Fábio Dalamaria (GF Ciclismo) foi o segundo, com 4min49s, e Rauny Gonçalves (Clube Maringaense de Ciclismo) o terceiro, com 4min55s.

Melhores momentos
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=7Ae-GRGbmyI” width=”560″ height=”315″]


QUARTO DIA

Mas, no encerramento, as provas finais da Omnium foram canceladas por causa da chuva. O último dia teve somente provas rápidas, com destaque para Gabriela Yumi (Clube Maringaense de Ciclismo), campeã na keirin e dos 500m contrarrelógio, e Kácio Freitas (ACE.Neobox/1009/Greenmax/APIS), ganhador de dois ouros, um também na keirin e outro na 1km contrarrelógio.

Completaram o pódio da keirin masculina o também integrante da seleção brasileira Fernando Sikora, que levou a prata para o Clube Maringaense de Ciclismo, e João Vitor da Silva, de apenas 19 anos, representante da SMEL Foz Team Paraguai, bronze. Já na 1km contrarrelógio, a segunda colocação ficou com Franklin Gomes (Osasco Cycling Team/Penks/SBC Trans/Studio Pier 88) e Davi Romeo (Ciclo Clube Romeo) foi o terceiro colocado.