Skip to main content
Com o Pão de Açúcar no cenário da pedalada

Bruno Elias em mais um dia de trabalho no Botafogo com o Pão de Açúcar como cenário

Marcos Adami / Do Bikemagazine
Fotos e vídeos de divulgação Rio Bike Tours

Pedalar no Rio de Janeiro é sempre um prazer. Melhor ainda em boa companhia e com quem conhece a história da Cidade Maravilhosa. Bruno Elias é pioneiro na cidade em passeios regulares de bicicleta e esbanja conhecimento e simpatia. Fluente em inglês, Bruno criou a empresa Bike In Rio Tours em 2012 e hoje acompanha grupos de turistas em três circuitos distintos. “Temos grupos praticamente todos os dias. Às vezes, saio com grupos de manhã e à tarde”, conta o profissional de 33 anos e credenciado como guia oficial há seis.

Parada para fotos nos Arcos da Lapa, no Centro

Parada para fotos nos Arcos da Lapa, no Centro

Pedal e história pelo Centro do Rio

Pedal e história pelo Centro do Rio

O Bikemagazine teve a oportunidade de pedalar o City Tour, um roteiro que começa em Copacabana e termina no Centro. O ponto de encontro é às 9 horas na bike shop Copa E.Bike, na Rua Carvalho de Mendonça, uma paralela da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, perto do metrô Cardeal Arcoverde e do hotel Copacabana Palace. A saída também pode ser de algum hotel. Os grupos têm até 8 ciclistas. “Se tivermos seis ou mais ciclistas, usamos dois guias para mais segurança”, explica.

As bicicletas são confortáveis, com geometria “Comfort” própria para pedaladas urbanas. O quadro é de alumínio, rodas aro 26 e são equipadas com câmbio de 21 marchas, mais que suficiente para o relevo totalmente plano do passeio. O ritmo é bem tranquilo e com muitas paradas para fotos e explicações do guia.

Percurso passa pela Parai do Flamengo

Percurso passa pelo Aterro do Flamengo

Carro de apoio para percursos mais longos

Carro de apoio para percursos mais longos

O City Tour dura em média 4 horas e passa pelo Leme, atravessa o túnel em direção ao Botafogo, visita a Urca e a Praia Vermelha, segue pelo Aterro do Flamengo com uma parada no MAM, Marina da Glória até chegar à região central, onde visita a Cinelândia, Lapa, Escadaria Selarón e a Catedral Metropolitana. No final, no Flamengo, uma parada para uma água de coco gelada e aprender um pouco mais de História, que por sinal não falta na cidade que foi capital do Brasil de 1763 até 1960.

A maior parte dos turistas são norte-americanos, mas também há australianos e europeus como holandeses, franceses e britânicos. Brasileiros são mais raros por causa do custo. O passeio custa R$ 130 e inclui a bike, o capacete e água de coco. “Não é um passeio barato para o bolso do brasileiro. Mas ofereço boas bicicletas e opero no menor custo possível.”

Bruno também trabalha com grupos corporativos, grupo de amigos e famílias. “Chuva, quando é pouca, não é um problema. Os ingleses e alemães por exemplo, são bem acostumados a dias chuvosos e curtem numa boa”, conta Bruno.

Depois de uma visita na Catedral Metropolitana, o passeio termina no interessante Bike Rio Café, na Rua do Senado, que foi criado em abril de 2015 com o objetivo de oferecer um estacionamento exclusivo para bicicletas com chuveiros para quem usa a bike como transporte.

O serviço evoluiu e atualmente tem uma oficina e uma bike shop com foco no ciclista urbano. No andar de cima, o café e restaurante serve almoço diário com opções variadas, com boa comida e preços honestos. Usuários mensalistas do estacionamento têm desconto na loja. A ideia é boa, já que a região é repleta de grandes edifícios e sedes de grandes empresas.

Prainha, no percurso dos Jogos Rio 2016

Passagem pela Prainha, no percurso do ciclismo dos Jogos Rio 2016

OUTROS ROTEIROS
A Bike in Rio Tours oferece também outros roteiros na Zona Sul. Um deles é o “Praias e Lagoa Tour”, que dura 4 horas e leva os ciclistas pelas praias de Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon e Lagoa Rodrigo de Freitas. Este passeio ganha o nome de “City Tour Completo” quando combinado com a versão curta do City Tour e dura 7 horas.

Para quem tem mais fôlego, o Jungle Bike Tour, com cinco horas de duração e que inclui o tíquete para visitar o Cristo Redentor, além de vários outros mirantes. Já o Full Jungle Bike Tour, com duração de 7 horas, passa pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Alto das Paineiras, Cascatinha e Açude da Solidão.

“Em alguns pontos, os ciclistas pedalam no circuito dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Este roteiro é lindo, vemos a cidade do alto e, por conta disso, é mais pesado, com muitas subidas”, explica Bruno. Para estes roteiros as bicicletas são mountain bikes de aro 26 ou 29 (de acordo com a estatura do ciclista) de marcas como Trek, Specialized e Giant.

Vídeo Jungle Bike Tour
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=5ULb6fwUbwg” width=”560″ height=”315″]

 

Outro belo circuito é o Beach Getaway, que explora as belezas das praias da Barra da Tijuca, Reserva, Recreio, Macumba e Prainha. Parte do percurso fez parte da prova de ciclismo de estrada do Rio-2016 e leva o ciclista para praias de beleza espetacular, com destaque para a Praia da Macumba e a distante Prainha.A duração média é de 6 horas.

Tanto o Beach Breach Getaway quanto o Jungle Bike Tour inclui carro de apoio, lanche, água e translado de ida e volta ao hotel. Todos os passeios tem devolução do dinheiro imediata e garantida caso o cliente não goste. Eu gostei.

Vídeo Beach Get Away
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=0B9SSkGh0lw” width=”560″ height=”315″]

SERVIÇO:
Bike in Rio Tours
www.bikeinriotours.com.br
(21) 98089-3393