
Lance Armstrong é vivido por Ben Foster no filme The Program
Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
“O Programa” (The Program) finalmente pode ser conferido pelo público brasileiro. Mais de um ano depois da estreia do filme nos cinemas da Europa e EUA, o trabalho que revisita o esquema de doping por trás das vitórias de Lance Armstrong, que estava inédito por aqui, chega aos serviços on-demand e pode ser visto desde o início de dezembro no Now (Net), iTunes e Google Play.

Filme está disponível desde o início de dezembro no Now, da Net Foto: Bikemagazine
No serviço Now, para encontrar o filme é preciso ir até o sistema de busca. Para assistir o custo é de R$ 11,90.

Ben Foster em cena

Atuação de Foster recebeu elogios no Festival de Toronto de 2015
“O Programa” tem direção do prestigiado cineasta britânico Stephen Frears, que apresentou o filme pela primeira vez no Festival de Toronto, no Canadá, em setembro do ano passado. Na época, o trabalho recebeu elogios, principalmente a atuação de Ben Foster no papel de Lance Armstrong. O ator, que já havia chamado atenção no papel de um drogado em “Alpha Dog”, contou que estudou em detalhes o gestual e a postura na bicicleta (apesar das poucas cenas de corrida) do texano e que, inclusive, chegou a se dopar para interpretar o polêmico ciclista. Logo após a exibição em Toronto, houve quem apostasse que Foster poderia ser indicado ao Oscar. O que não ocorreu.
Logo após a apresentação começaram as tentativas de fazer o filme “desaparecer”. O médico Michele Ferrari, por exemplo, levou o caso ao tribunal italiano. Os advogados do médico e treinador Ferrari, que acompanhou de perto as “experiências” de Armstrong, foram à Justiça para barrar a distribuição do filme em território italiano com a alegação de que o que é mostrado na tela não condiz com a verdade.
Em uma das cenas do filme, inspirado no livro escrito pelo jornalista David Walsh, que desconfiou de Armstrong desde muito tempo e escreveu longos textos sobre o ciclista, o doutor Ferrari (interpretado por Guillaume Canet) é mostrado injetando EPO em Lance Armstrong. O roteiro do filme, assinado por John Hodge, é adaptado do livro de Walsh (interpretado por Chris O’Dowd), que dedicou 13 anos de sua vida para investigar o desempenho de Armstrong.
Vale lembrar que assim como Armstrong, Ferrari foi expulso do ciclismo para sempre pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos depois da longa investigação que revelou o mais sofisticado esquema de doping já visto na história do esporte. Lance acabou confessando ao vivo no sofá da Oprah.
Segundo o diretor Stephen Frears, “o público teria de aceitar que na verdade Lance foi um mentiroso”. Mas foi o cineasta, de filmes como “Alta Fidelidade”, “A Rainha” e “Ligações Perigosas”, entre tantos outros, que teve de aceitar o “desaparecimento” de “The Program”. Agora, nos canais on-demand, aparece uma nova oportunidade de conferir o filme. Fica a dica.
VEJA TAMBÉM
Mais sobre Lance Armstrong no Bikemagazine
TRAILER
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=T4NjyOoCj2E&t=33s” width=”560″ height=”315″]



