Skip to main content
Boonen comemora a vitória na 2ª etapa da Volta de San Juan

Boonen comemora a vitória na 2ª etapa da Volta de San Juan

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Desta vez foi Tom Boonen que contou com o colega Fernando Gaviria, ambos da equipe QuickStep-Floors, para cruzar em primeiro. O belga venceu nesta terça-feira (24 de janeiro) a 2ª etapa da Volta de San Juan, na Argentina, com 128,8 quilômetros, embalado pelo companheiro colombiano, e quebrou um jejum de vitórias desde o dia 3 de setembro do ano passado, quando venceu a Clássica de Bruxelas. Boonen, vale lembrar, está em seu último ano no ciclismo profissional.

Chegada da 2ª etapa da Volta de San Juan

Chegada da 2ª etapa da Volta de San Juan

Elia Viviani é o novo líder

Elia Viviani é o novo líder, com vantagem de 1 segundo sobre Gaviria

Na chegada, Elia Viviani (Seleção da Itália), foi o segundo a cruzar a meta, com Matteo Malucelli (Androni-Giocatolli) em 3º. Com o segundo lugar, Viviani abriu vantagem na classificação geral e é o novo líder, com 1 segundo à frente de Gaviria e 2 segundos sobre Boonen.

O pelotão largou rápido em busca do primeiro sprint intermediário, com 25km de prova. Jose Luis Rivera (Municipalidade de Pocito) venceu, e Gaviria conquistou o bônus de 1 segundo ao passar em 3º lugar. Após o sprint, o pelotão quebrou até que, 10 km depois, no KOM de categoria 3, Antonio Cabrera (Seleção do Chile) comandou.

A fuga, com Cabrera, Pedro Cristian Gonzalez (Municipalidade de Pocito), o alemão Nicolas Tivani (Unieuro Trevigiani) e Nicolás Naranjo (Agrupacion Virgen De Fátima) chegou a abrir 2min30s de vantagem, mas o pelotão controlou. Naranjo conquistou os pontos do segundo sprint intermediário.

No percurso da 2ª etapa da competição na Argentina

No percurso da 2ª etapa da competição na Argentina

No trecho final houve algumas quedas, entre elas a do brasileiro Maicke Monteiro, da equipe UFF, de Niterói (RJ), a única equipe do Brasil na disputa da prova. O ciclista sofreu um traumatismo toráxico e foi levado para fazer uma  tomografia. O exame mostrou que não houve lesão óssea nem pulmonar e o ciclista recebeu alta. A equipe também perdeu Luan Vieira, que abandonou antes da meta de montanha.

Quem também caiu foi o colombiano Darwin Atapuma (UAE-Abu Dhabi), que foi levado ao hospital, e o italiano Valerio Agnoli (Bahrain-Merida), companheiro de Vincenzo Nibali.

A terceira etapa da Volta de San Juan, nesta quarta-feira, será um contrarrelógio de 11,9 quilômetros.

san-juan-etapa-2