
Boonen comemora a vitória na 2ª etapa da Volta de San Juan
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Desta vez foi Tom Boonen que contou com o colega Fernando Gaviria, ambos da equipe QuickStep-Floors, para cruzar em primeiro. O belga venceu nesta terça-feira (24 de janeiro) a 2ª etapa da Volta de San Juan, na Argentina, com 128,8 quilômetros, embalado pelo companheiro colombiano, e quebrou um jejum de vitórias desde o dia 3 de setembro do ano passado, quando venceu a Clássica de Bruxelas. Boonen, vale lembrar, está em seu último ano no ciclismo profissional.

Chegada da 2ª etapa da Volta de San Juan

Elia Viviani é o novo líder, com vantagem de 1 segundo sobre Gaviria
Na chegada, Elia Viviani (Seleção da Itália), foi o segundo a cruzar a meta, com Matteo Malucelli (Androni-Giocatolli) em 3º. Com o segundo lugar, Viviani abriu vantagem na classificação geral e é o novo líder, com 1 segundo à frente de Gaviria e 2 segundos sobre Boonen.
O pelotão largou rápido em busca do primeiro sprint intermediário, com 25km de prova. Jose Luis Rivera (Municipalidade de Pocito) venceu, e Gaviria conquistou o bônus de 1 segundo ao passar em 3º lugar. Após o sprint, o pelotão quebrou até que, 10 km depois, no KOM de categoria 3, Antonio Cabrera (Seleção do Chile) comandou.
A fuga, com Cabrera, Pedro Cristian Gonzalez (Municipalidade de Pocito), o alemão Nicolas Tivani (Unieuro Trevigiani) e Nicolás Naranjo (Agrupacion Virgen De Fátima) chegou a abrir 2min30s de vantagem, mas o pelotão controlou. Naranjo conquistou os pontos do segundo sprint intermediário.

No percurso da 2ª etapa da competição na Argentina
No trecho final houve algumas quedas, entre elas a do brasileiro Maicke Monteiro, da equipe UFF, de Niterói (RJ), a única equipe do Brasil na disputa da prova. O ciclista sofreu um traumatismo toráxico e foi levado para fazer uma tomografia. O exame mostrou que não houve lesão óssea nem pulmonar e o ciclista recebeu alta. A equipe também perdeu Luan Vieira, que abandonou antes da meta de montanha.
Quem também caiu foi o colombiano Darwin Atapuma (UAE-Abu Dhabi), que foi levado ao hospital, e o italiano Valerio Agnoli (Bahrain-Merida), companheiro de Vincenzo Nibali.
A terceira etapa da Volta de San Juan, nesta quarta-feira, será um contrarrelógio de 11,9 quilômetros.




