
Roger Walkowiak fez história no ciclismo ao vencer o Tour de France de 1956
Do Bikemagazine
Foto: reprodução
O francês Roger Walkowiak, vencedor do Tour de France de 1956, morreu nesta terça-feira (7 de fevereiro) aos 89 anos em Vichy, cidade da região central do país. O ciclista era o mais antigo vencedor da prova ainda vivo, após a morte, em dezembro, do suíço Ferdi Kubler, que ganhou o Tour em 1950.
Na edição de 1956, Walkowiak, descendente de poloneses, surpreendeu ao desbancar os favoritos após conquistar uma vantagem de 30 minutos na 7ª etapa e foi o campeão do Tour de France sem vencer nenhuma etapa. Walkowiak terminou a competição com pouco mais de um minuto de vantagem para o também francês Gilbert Bauvin, capitão da equipe, e o belga Jan Adriansens. O espanhol Federico Martín Bahamontes foi o quarto colocado.
Sua vitória foi tão surpreendente que acabou inspirando o termo “Volta a la Walko”, usada quando um ciclista que não é favorito vence a competição depois de escapar do pelotão principal – e dos favoritos.
Com a morte do francês, Bahamontes fica com o “lugar” de mais antigo campeão do Tour ainda vivo. Bahamontes tem 88 anos e foi campeão três anos após Walkowiak, em 1959, aos 31 anos.



