Skip to main content
Andriato na Três Dias da De Panne

Andriato na prova Três Dias da De Panne

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Nas últimas dez edições do Tour de Flanders, pelo menos, o ciclista brasileiro Rafael Andriato (Wilier-Triestina) acompanhou tudo ao vivo pela TV. Nesta temporada, pela primeira vez em sua carreira, vai estar no pelotão da Ronde Van Vlaanderen e poder aproveitar as emoções – e as durezas – da segunda Monumento do ano e uma das mais prestigiadas provas do ciclismo mundial. “Estou muito feliz e orgulhoso de ter chegado tão longe”, conta Andriato em entrevista ao Bikemagazine.

“Após ter corrido uma vez a Milão-San Remo e duas vezes o Giro di Lombardia, o Tour de Flandres – Ronde Van Vlaanderen será minha terceira Monumento. Acredito ter assistido ao vivo pela TV as últimas 10 edições desta prova que, para mim, é a mais emocionante das Cinco Monumentos (composta pela clássicas Milão San-Remo, Tour de Flanders, Paris-Roubaix, Liege-Bastogne-Liege e Il Lombardia), é emoção do início ao fim e agora chegou minha vez de sentir esta grande adrenalina nos pavés, tenho certeza que será inesquecível”, completa o ciclista brasileiro.

Andriato lembra que teve algumas “degustações” para se preparar para a disputa neste domingo (2 de abril), todas com paralelepípedos, como a E3 Harelbeke, Gent-Wevelgen e a Três Dias da De Panne. “Mas dizem que a Ronde é algo de extraordinário”, continua. Nas 101 edições da competição, Andriato será o 4º brasileiro no pelotão, depois de Mauro Ribeiro, Luciano Pagliarini e Murilo Fischer. No feminino, Flávia Oliveira, que esteve na prova pela primeira vez no ano passado, é a única brasileira na disputa.

Na italiana Wilier-Triestina, equipe de Andriato, o capitão será Filippo Pozzato, que comemora a disputa da sua 50ª Monumento. “A Ronde será a 50° participação de Pozzato em uma Monumento e ele está em grande forma e confiante de um bom desempenho. Eu e os outros da equipe teremos o dever de ajudá-lo, escoltá-lo desde o primeiro quilômetro e o manter nas primeiras posições do grupo, principalmente nos muros de paralelo”, conta Andriato.

Nesta temporada, o ciclista brasileiro é o embalador do polonês Jakub Mareczko, mas acredita que terá seus momentos. “No decorrer do ano terei meu espaço nas provas. Até o momento, a temporada está indo conforme planejado, optei por um início de ano mais tranquilo, após um 2016 intenso”, completa.

LEIA MAIS
Reportagens sobre o Tour de Flanders no Bikemagazine