
Soto foi ouro, com Avancini e Cocuzzi com a prata e o bronze
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O Brasil fez dobradinha no pódio do Campeonato Pan-Americano de MTB, neste domingo, em Paipa, Boyaca, na Colômbia. Na prova de cross country da Elite masculina, Henrique Avancini repetiu o resultado de 2016 e ficou com a prata; Luiz Henrique Cocuzzi foi medalha de bronze.
A vitória foi do argentino Catriel Soto, que defendeu o título e é bicampeão, com o tempo de 1h16min. Avancini chegou a 33 segundos e Cocuzzi a 54 segundos..

José Gabriel Marques foi prata na Sub 23
Mas, além das medalhas na Elite, o Brasil também se destacou na categoria Sub 23, com a prata de José Gabriel Marques. O vencedor foi o mexicano José Gerardo Ulloa e o colombiano Santiago Mesa completou o pódio.
Na prova feminina, Raiza Goulão largou na segunda colocação e brigou pela liderança boa parte do percurso, mas a partir da terceira volta acabou sofrendo com problemas estomacais e foi perdendo posições, terminando na 5ª colocação. O ouro foi para a norte-americana Erin Huck, a prata para Daniela Campuzano (México) e o bronze para Agustina Apaza (Argentina).
ELITE
Chegando de uma maratona de provas na Cape Epic, onde foi considerado um dos grandes destaques da competição – vencendo duas etapas e liderando a prova por cinco dias – Henrique Avancini desembarcou motivado a brigar pela vitória da principal competição continental. Após uma forte largada, a liderança da prova acabou ficando com o argentino Catriel Soto (campeão em 2016) enquanto Avancini e Luis Henrique Cocuzzi trabalhavam para manter o Brasil com dois atletas no pódio.
Campeão em 2015, o brasileiro entrou na disputa como favorito e desde o início buscou estar entre os líderes. Depois de superar duas quedas durante o percurso, Avancini acabou recuperando o tempo perdido e conquistou sua décima medalha em Pan-Americanos, terminando com a prata, seguido de Luiz Henrique Cocuzzi com o bronze. A vitória ficou com o argentino Catriel Soto. Guilherme Gotardello terminou na 15ª colocação, Rubens Donizete em 16º, Carlos Olimpio em 18º, Mario Verissimo em 21º e Sherman Trezza em 23º.
“Não esperava chegar tão bem fisicamente, considerando que eu estava competindo em uma prova de oito etapas a uma semana atrás. Mas consegui me adaptar bem a altitulde de 2600 metros, fiz uma boa prova, mesmo faltando lucidez em determinados momentos, que acabaram acarretando em dois tombos (3ª e 4ª voltas) consegui me recuperar e chegar bem fisicamente para disputar a medalha de prata com o Cocuzzi, que também fez uma excelente prova. Agradeço de coração a torcida de todos e apesar de não conseguir conquistar o ouro podem ter certeza que fiz o meu melhor”, declarou Avancini.
SUB-23
Na categoria Sub-23, a equipe brasileira também foi destaque com José Gabriel, que conquistou a medalha de prata. Gabriel, que por muito pouco não ficou com o ouro, terminou a prova com menos de um minuto de diferença para o campeão, Jose Ulloa, do México. O colombiano San Pietralunga completou o pódio. O Brasil ainda contou com Bruno Lemes na 11ª posição, Mario Couto na 13ª, Edson Resende Junior na 14ª, Erick Bruske na 29ª e Samuel Marotta na 45ª posição.
Entre as mulheres, Karen Olimpio terminou no Top 10 conquistando a sétima colocação. Larissa da Silva ainda finalizou na 13ª posição. A argentina Luciana Roland levou a medalha de ouro, seguida pela mexicana Vega Monica com a prata e pela colombiana Mera Leidy com o bronze.
POR NAÇÃO
Configurando entre os primeiros lugares do pódio em quase todas as disciplinas e categorias, a delegação brasileira encerra sua participação no Pan da Colômbia com a sensação de dever cumprido. Ao longo de cinco dias de competições o Brasil conquistou 11 medalhas e terminou como a 2ª melhor nação na classificação geral. A vitória ficou com a Colômbia e o 3º lugar com a Argentina.



