
Pelotão do Giro D’Itália na largada da 3ª etapa de 2016
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Após reunião do Conselho Profissional de Ciclismo no dia 22 de junho em Genebra, na Suíça, a UCI anunciou algumas novidades para a temporada 2018. O destaque vai para a redução do pelotão, de 9 para 8 ciclistas, nas provas do Grand Tour (Giro D’Itália, Tour de France e Volta a Espanha), uma reivindicação das organizadoras das corridas desde o ano passado (leia mais aqui).
A redução do pelotão ao tamanho máximo de 176 ciclistas, segundo o Conselho, atende a questão da segurança dos atletas e envolvidos. Há, inclusive, a proposta de estabelecer o tamanho máximo para todas as provas UCI WorldTour e outras do Circuito Continental.
O plano de redução, porém, tem provocado apreensão entre os ciclistas, já que muitos poderiam perder seus postos nas equipes, agravando ainda mais a falta de vagas nos times profissionais. As organizações das provas alegam que, com equipes menores, a segurança estaria reforçada.
Sobre o calendário de 2018, que é praticamente o mesmo deste ano, também tema da reunião, a novidades é a mudança da data de início do Tour de France, que vai começar uma semana depois do que de costume por causa da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia. Outra mudança é que o Tour de Abu Dhabi terá um dia a mais, passando para 5 etapas.
O calendário completo será divulgado em setembro.



