Skip to main content
Avancini na disputa do Mundial em Cairns, na Austrália Foto: Michele Mondini

Avancini na disputa do Mundial em Cairns, na Austrália Foto: Michele Mondini

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini conquistou neste sábado (9 de setembro) um histórico 4º lugar no Mundial de MTB disputado em Cairns, na Austrália. Em rápida entrevista ao Bikemagazine logo após a disputa, o brasileiro comemorou o resultado. “Sobre a prova em si agora nem consigo falar, mas estou muito grato por tudo o que tenho vivido por meio do esporte”, comentou.

“Realmente estou muito feliz, foi uma jornada bastante árdua até aqui, e não estou falando dos últimos meses, mas sim dos últimos anos. Aprendi bastante e sei que tenho que aprender muito mais”, afirmou. “Fico feliz por mostrar que o esforço pode render frutos, apesar da gente não ter um legado, uma cultura dessa modalidade, mas o caminho é possível”, completou.

Avancini na disputa do Mundial, em 4º lugar Foto: reprodução

Avancini na disputa do Mundial, em 4º lugar Foto: reprodução

Nino Schurter, campeão mundial, campeão olímpico, campeão da Copa do Mundo e campeão da Cape Epic defendeu o título depois de enfrentar a forte performance do tcheco Jaroslav Kulhavy. Ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016, Julhavy estava determinado travou um duelo emocionante com o rival suíço na empoeirada pista de Cairns.

Na terceira volta, Avancini e o suíço Thomas Litscher encostaram. Mas o brasileiro ficou para trás na volta seguinte, enquanto Litscher avançou. Na subida final, Schurter atacou e Kulhavy, que cometeu um erro, perdeu tempo. Schurter cruzou com vantagem de 7 segundos sobre Kulhavy. Litscher ficou em 3º, a 15 segundos. Avancini, em 4º, chegou a 1min04s.

“Foi muito difícil, Jaroslav foi super forte. Felizmente tive a sorte de Thomas estar sempre por perto. A última subida foi muito difícil e estou feliz por termos sido uma equipe forte”, contou Schurter. “Minha temporada anterior já tinha sido ótima, mas a deste ano foi ainda melhor e eu ainda não consigo acreditar. Foi um ano incrível, ganhei as seis etapas da Copa do Mundo, o título mundial e também a ultramaratona Cape Epic. Este ano, tudo se juntou”, disse Schurter.

A pista seca e empoeirada, além do forte calor, foram os desafios extras na competição pelo circuito de 4,3 quilômetros na floresta tropical do Smithfield Park. Antes das provas os organizadores chegaram a molhar alguns trechos mas, na hora da Elite masculino largar, a poeira dominava o cenário novamente.

Leia reportagem completa sobre a vitória de Schurter aqui

Resultados completos aqui

LEIA TAMBÉM
Mundial de MTB: Sam Gaze, da Nova Zelândia, domina na Sub 23
Mundial de MTB: bike-cam no percurso do cross country em Cairns

Mundial: Austrália e Áustria vencem na Junior; brasileira é 36ª
Mundial de MTB: seleção da Suíça fatura Team Relay

 

MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=rpCJ6XvTYQY” width=”560″ height=”315″]