
Chantal Blaak cruza sozinha com vantagem de 28 segundos
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Holanda confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro na elite feminina com Chantal Blaak. A prova de 152,8km foi disputada neste sábado e contou com 153 ciclistas. Chantal, de 28 anos, é atleta da equipe Boels Dolmans e cruzou sozinha a meta após 4h06min30s de corrida, com uma vantagem de 28 segundos sobre a segunda colocada, a australiana Katrin Garfoof. A medalha de bronze ficou com a dinamarquesa Amalie Dideriksen, campeã mundial em 2016.
O dia estava ensolarado em Bergen com a temperatura na casa dos 15 graus. As ciclistas deram 8 voltas em um circuito de 19,1km e apenas 47 atletas completaram a prova.

A holandesa de 28 anos sofreu uma queda no início da corrida
“Não posso acreditar. Realmente aconteceu de tudo na corrida. Eu caí e sentia muita dor. Achei que minha corrida tinha acabado. Mas decidi voltar à prova para ver o que ainda podia fazer. Mas ganhar a prova realmente não estava nos meus planos”, contou a campeã que se envolveu numa queda no início da corrida.
Chantal saiu em uma fuga a 23km da chegada juntamente a francesa Audrey Cordon e a britânica Hannah Barnes. O trio abriu a última volta com uma vantagem de 30 segundos sobre o pelotão. No final da subida Salmon Hill as três foram alcançadas pelas fortes holandesas Anna van der Breggen e Annemiek van Vleuten – favoritas ao pódio – e também pela polonesa Kasia Niewiadoma e Katrin Garfoot.

O pódio com a australiana Katrin Garfoot e a dinamarquesa Amalie Dideriksen
Van Vleuten atacou o grupo na descida, mas Chantal apertou o passo a 8km da meta e não foi mais alcançada. O pelotão alcançou a fuga no último quilômetro e as medalhas de prata e bronze foram decididas no sprint.
A paranaense Nicolle Wendy Borges parou na segunda volta, após rodar aproximadamente 40km. Eram eliminadas da corrida quem tomasse volta ou estivesse a mais de 15 minutos da líder.
TOP 10
1 Chantal Blaak (Holanda) – 4h06min30s
2 Katrin Garfoot (Austrália) – a 28s
3 Amalie Dideriksen (Dinamarca) – mt
4 Annemiek Van Vleuten (Holanda) – mt
5 Katarzyna Niewiadoma (Polônia) – mt
6 Christine Majerus (Luxemburgo) – mt
7 Susanne Andersen (Noruega) – mt
8 Anna Van Der Breggen (Holanda) – mt
9 Emilia Fahlin (Suécia) – mt
10 Elena Cecchini (Itália) – mt
MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=v7u4DlQDCUE” width=”560″ height=”315″]
Resultados completos clique aqui
O mundial de ciclismo termina neste domingo, 24 de setembro, com a prova da elite masculina.
LEIA MAIS
Reportagens sobre o Mundial de Ciclismo no Bikemagazine



