
Sagan ainda fez graça após vencer a 5ª etapa do Tour da Suíça
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Especialista em processamento de dados, a empresa Velon divulgou quais foram os sprints mais poderosos que registrou em dez corridas da temporada 2017. O do tricampeão mundial Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), que voou no sprint da 5ª etapa do Tour da Suíça e terminou fazendo graça inventando uma dancinha com os braços que, é claro, logo ganhou as redes sociais, impressiona.

Dados do sprint de Sagan
Segundo a Velon, Sagan, naquela ocasião, atingiu velocidade máxima de 76,2 km/h. O eslovaco acelerou e venceu com folga, com uma média de 1.220 watts por 18 segundos, atingindo um pico de potência de 1.417 watts durante os cinco segundos do sprint.
Naquela etapa, o 2º colocado foi Michael Albasini (Orica-Scott), e, na análise dos dados, é fácil entender a razão dele nem se aproximar de Sagan na meta. O suíço registrou uma potência média de 847 watts com um pico de cinco segundos com quase 200 watts a menos que Sagan manteve durante 18 segundos.

Os dados de Greipel na 12ª etapa do Giro
No entanto, o poder de Sagan é colocado à prova quando especialistas em sprint entram em cena. O alemão Andre Greipel (Lotto-Soudal) terminou em 8º a 12ª etapa do Giro D’Itália, quando o colombiano Fernando Gaviria (QuickStep-Floors) venceu, porque não conseguiu se encaixar na linha do sprint.
Mas, segundo os dados, naquela ocasião Greipel atingiu um impressionante pico de potência de 1.619 watts durante cinco segundos, o maior registrado pela Velon durante todo o ano, atingindo 69,1 km/h com uma potência média de 1.212 watts.

Dados de Fernando Gaviria na 13ª etapa do Giro D’Itália
Já o colombiano Gaviria também se destaca no levantamento. Das quatro vitórias conquistadas no Giro, a da 13ª etapa foi a mais potente. O colombiano atingiu uma velocidade de 64,8 km/h, com potência média de 1.098 watts. O pico de potência, porém, foi de 1.478 watts, na velocidade máxima de 72,8 km/h.
Para conferir o levantamento completo veja no site da Velon aqui
LEIA TAMBÉM
As escaladas e a potência máxima na temporada 2017
(RE)VEJA NOS VÍDEOS
Vitória de Sagan no Tour da Suíça
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=t8wwaWs1nlI” width=”560″ height=”315″]
Ataque de Greipel na 12ª etapa do Giro D’Itália
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=cBHM28RvoDI” width=”560″ height=”315″]
Vitória de Gaviria na 13ª etapa do Giro d’Itália
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=UPHeXzeIjuI” width=”560″ height=”315″]



