
O brasileiro Rafael Andriato estará em San Juan
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) vai disputar a Volta de San Juan, na Argentina, como Seleção do Brasil, e a novidade será a estreia de Rafael Andriato no time. O brasileiro, que disputou as últimas nove temporadas em equipes italianas, terá a companhia de Mauricio Knapp, Rodrigo do Nascimento, Alan Maniezzo, Jeovane Junior de Oliveira e Atilio Pino Fetter no pelotão de San Juan.
A seleção foi confirmada nesta quarta-feira (10 de janeiro) pela organização da 36ª edição da prova na Argentina, de 21 a 28 de janeiro.
A equipe comandada pelo técnico Marcelo Donnabella , que encerrou 2017 na liderança do ranking nacional, vai fazer sua apresentação oficial da temporada na terça-feira (16 de janeiro). Presente nas principais competições do País e também representando o Brasil na Volta do Uruguai e Rutas da América, os ribeirãopretanos colecionaram vitórias e pódios em 2017. Foram 15 títulos individuais e também por Equipes, além de inúmeras medalhas de prata, bronze e outros pódios importantes. O ano de 2017 rendeu o terceiro título do ranking nacional, conquistado por Ribeirão anteriormente em 2012 e 2013.
A Volta de San Juan, de classe 2.1 UCI, cresceu e ganhou mais uma etapa em relação a 2017. Serão 959,6km divididos em sete etapas, com uma crono na terceira etapa de 14,4km, um dia de descanso (quinto dia) e uma Etapa Rainha (quinta etapa) com chegada ao alto em Alto Colorado.
A corrida terá sete times World Tour: a espanhola Movistar, a alemã Bora-Hansgrohe, as belgas Lotto-Souldal e Quick-Step, a norte-americana Trek-Segafredo e as equipes do Golfo Pérsico UAE Emirates e Bahrain-Merida.
Entre os times profissionais de nível Continental a corrida terá a presença da israelense Israel Academy, a norte-americana United Healthcare, as italianas Willier Triestina-Selle Italia e a Androni-Giocatolli e também a formação espanhola Caja Rural-Seguros RGA. Outras sete equipes continentais também estão inscritas: SEP San Juan, Pocito, Asociación Civil Mardan, Agrupación Virgen de Fátima, Municipalidad de Rawson, Unieuro e Medellín Inder.
Entre as seleções nacionais, além do Brasil também estão confirmadas a Itália, Argentina, México, Uruguai, Colômbia, Chile e Cuba.
AS ETAPAS
21 janeiro – San Juan-Pocitos – 149km
22 janeiro – Peri Lago-Punta Negra-Peri Lago – 150km
23 janeiro – San Juan-San Juan – 14,4km contrarrelógio
24 janeiro – San José Jachal-Valle Fértil-Vila San Martin – 182,8km
25 janeiro – Descanso
26 janeiro – San Martin-Alto Colorado – 169,5km
27 janeiro – San Juan-Cantoni-Difunta Correa-San Juan-Cantoni – 152,6km
28 janeiro – Circuito em San Juan – 141,3km
LEIA TAMBÉM
Mais reportagens sobre a Volta de San Juan no Bikemagazine



