Skip to main content

Egan Bernal comemora o título geral

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Oro y Paz terminou de forma surpreendente. O colombiano Egan Bernal (Sky) desbancou na última etapa a liderança de Nairo Quintana (Movistar) e garantiu o título de campeão da classificação geral. No início da etapa, Bernal ocupava a quinta colocação na classificação geral, a 9 segundos do então líder e dono da camisa rosa Quintana.

A corrida de seis etapas terminou neste domingo (11 de fevereiro) com uma jornada de 184,3km entre Armenia e Manizales. A última etapa teve como vencedor o colombiano Dayer Quintana (Movistar), irmão de Nairo, que completou o percurso de 184,3km entre Armenia e Manizales em 4h22min11s. Dayer  andou escapado em uma fuga com um grupo de 33 ciclistas que durou 140 quilômetros.

“Eu me senti muito bem desde lá de baixo, mas a equipe me pediu para esperar pelos últimos quilômetros, que seriam os mais duros. Eu tinha muita confiança e pela rádio me diziam coisas positivas que me enchiam de energia. Nos últimos quatro quilômetros, que eram a parte mais dura, eu decidi atacar. Disse a mim mesmo, estou longo na geral e não tenho muito a perder e sim muito a ganhar, então tentei”, disse o campeão Bernal, de apenas 21 anos.

Nairo Quintana (Movistar), concluiu a competição na segunda colocação geral, a 8 segundos. Rigoberto Uran (Drapac Cannondale) desceu da segunda para a terceira colocação geral e terminou a 11 segundos.

Na longa fuga estavam nomes de destaque como Oscar Sevilla (Team Medellín), Miguel Rubiano e Alex Cano (Coldeportes-Zenú), Rafael Montiel (Orgullo Paisa), Rodrigo Contreras (EPM), Jordan Parra (Team Manzana Postobón), Sebastián Henao e Tao Geogehgan (Team Sky); Dayer Quintana (Movistar) e também Fernando Gaviria (Quik-Step-Floors).

No pelotão principal, a Movistar comandava a perseguição em defesa da camisa rosa de Quintana e buscava diminuir a diferença, que chegou na casa dos 5 minutos.

Na passagem pelo Alto del Boquerón, de terceira categoria, Jarlinson Pantano (Trek Segrafredo) saiu do pelotão principal, mas sem muito sucesso. No pé da subida a Manizales, Gaviria entrou forte e com uma boa distância, mas foi logo alcançado. Contreras e Rubiano iniciaram um ataque na última subida e foram perseguidos por Oscar Quiróz (Bicicletas Strongman), Jonathan Caicedo (Medellín), Juan Pablo Suarez e Freddy Montaña (EPM).

Nos últimos 3km, Contreras apertou o ritmo em busca da vitória, mas o grupo liderado por Nairo Quintana estava determinado na perseguição. Egan Bernal juntou forças com Daniel Martínez (EF Eductaion First) até alcançar seu companheiro Geoghegan, que o esperou.

Com a ameaça dos atletas da Sky, Dayer apertou o ritmo, passou Contreras e foi para a vitória. Mais atrás, Bernal juntou suas forças com Sebastian Henao e cruzou a meta na segunda colocação, com vantagem suficiente para garantir o título na primeira edição da Oro y Paz.

TOP 5 DA ÚLTIMA ETAPA
1 Dayer Quintana (Col) Movistar Team – 4h22min11s
2 Egan Bernal (Col) Team Sky – a 10s
3 Sebastian Henao (Col) Team Sky – mt
4 Angel Alexander Gil Sanchez (Col) EPM – a 14s
5 Daniel Martinez (Col) EF Education First-Drapac Cannondale – a 18s
6 Oscar Sevilla Rivera (Esp) Medellin – mt
7 Rigoberto Uran (Col) EF Education First-Drapac Cannondale – a 21s
8 Nairo Quintana (Col) Movistar Team – mt
9 Sergio Henao (Col) Team Sky – mt
10 Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors – a 24s

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Egan Bernal (Col) Team Sky – 20h49min03s
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team – a 8s
3 Rigoberto Uran (Col) EF Education First-Drapac Cannondale -a 11s
4 Sergio Henao (Col) Team Sky – a 12s
5 Daniel Martinez (Col) EF Education First-Drapac Cannondale – a 43s
6 Ivan Sosa (Col) Androni Giocattoli-Sidermec – a 45s
7 Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors – a 50s
8 Aristobulo Cala Cala (Col) Bicicletas Strongman Colombia Coldeportes – a 1:10
9 Danny Alberto Osorio (Col) Orgullo Paisa – a 1:12
10 Jhonatan Narvaez (Ecu) Quick-Step Floors – a 1:18
54 Nicolas Sessler (Bra) Burgos BH – a 12:55

VÍDEO – ÚLTIMOS 5 KM

Mais informações no site oficial www.colombiaoroypaz.com.co