Skip to main content

No pelotão da corrida Criterium du Dauphine de 2017 Foto: Alex Broadway/ASO

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Muitos dos nomes que vão ao Tour de France para brigar pelo pódio medem forças na corrida Criterium du Dauphiné, que começa neste domingo (3 de junho) na França. Até 10 de junho, a corrida, com um prólogo e sete etapas, vai percorrer 951 km e contar com 26 subidas no caminho.

Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), que chega entre os favoritos, além do trio da Sky Egan Bernal, Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski, os franceses Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors) e Romain Bardet (AG2R) e Adam Yates (Mitchelton-Scott) estão entre os confirmados. Warren Barguil (Fortuneo-Samsic), que tanto se destacou no ano passado, também está de volta, agora com uma equipe menos experiente. 

Entre os ausentes está Chris Foome (Sky), que depois de participações constantes, resolveu descansar após a incrível performance no Giro D’Itália, que o garantiu a conquista do título pela primeira vez. Froome deve retornar somente no Tour de France, indicou a Sky.

O campeão de 2017 Jakob Fuglsang (Astana) também não estará na prova. O dinamarquês, vice-campeão olímpico na Rio-2016, vai liderar a equipe Astana no Tour de France e preferiu se preparar no Tour da Suíça, que começa na próxima semana.

Veja start list no site oficial

Há algumas coincidências em relação ao Tour: uma das etapas será em La Rosiére, idêntica à 11ª etapa do Tour de France 2018. Também há subidas curtas e explosivas e uma prova de crono por equipes com 35 km, que é precisamente a mesma distância do contrarrelógio por equipes em Cholet, no 3º dia do Tour.

A corrida abre com um prólogo em Valence, que já recebeu sprints da própria Dauphiné, da Paris-Nice e do Tour de France, com 6,6 km. Nos dois dias seguintes, as etapas devem terminar em sprint e, na quarta-feira (6 de junho), a disputa será em uma crono por equipes de 35 quilômetros de Pont-de -Vaux a Louhans Chateaurenaud.

Chega a vez dos escaladores e, nas quatro etapas de montanha com finais duros, tudo pode mudar. A 4ª etapa, com 181 km de Chazey-Sur-Ain a Lans-en-Vercors, terá o Col du Mont Noir, com 19,8 km a 6,7 ​​% de inclinação média. Na 5ª etapa há duas montanhas de categoria 2 e a chegada ao alto em Valmorel após 130,5 quilômetros de percurso. A etapa rainha, no sábado (09 de junho), será entre Frontenex e La Rosière, com 110 quilômetros. A corrida termina com uma etapa de 129 quilômetros, de Moutiers e Saint Gervais, com quatro escaladas de categoria 1: Roselend, Saisies, Amerands e Saint Gervais Mont Blanc.
 
AS ETAPAS
3 de junho – Prólogo: Valence (6,6 km)
4 de junho – Etapa 1 : Valence – Saint-Just-Saint-Rambert (179 km)
5 de junho – Etapa 2: Montbrison – Belleville (180,5 km)
6 de junho – Etapa 3: Pont-de-Vaux – Louhans Châteaurenaud (TTT, 35 km)
7 de junho – Etapa 4: Chazey-sur-Ain – Lans-en-Vercors (181 km)
8 de junho – Etapa 5: Grenoble – Valmorel (130,5 km)
9 de junho – Etapa 6: Frontenex – La Rosière (110 km)
10 de junho – Fase 7: Moûtiers – Saint-Gervais (129 km)

VEJA VÍDEO

 

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Criterium du Dauphine no Bikemagazine