Skip to main content

Equipe de Ribeirão Preto é um dos destaques da prova

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Na próxima segunda-feira (9 de julho), feriado no Estado de São Paulo, a 72ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho vai passar pelas principais ruas e avenidas da cidade de São Paulo. A data comemora o aniversário do início da Revolução Constitucionalista de 1932.

A corrida será disputada no segunda-feira pela manhã e percorrerá algumas das principais ruas e avenidas de São Paulo. Com largada e chegada em frente ao Jockey Club, na Avenida Lineu de Paula Machado, a novidade para este ano será a inversão da largada. Ao contrário das edições anteriores, o percurso agora seguirá sentido Cidade Universitária (USP).

Os aspirantes (masculino e feminino) abrirão a competição às 6h45, completando 46.74km em duas voltas de 23.37km. Já às 9h, os atletas de elite masculina terão 93.48km para cumprir em quatro voltas, enquanto os federados (masculino) terão três voltas de 23.37km a serem concluídas. No mesmo horário, às 9h, elites e federados (feminino) percorrerão os 46.74km em duas voltas de 23.37km.

O evento vai reunir as principais equipes profissionais do ciclismo nacional, além de centenas de ciclistas amadores e entusiastas.

Entre as equipes profissionais, o forte time de Ribeirão Preto vem como um dos favoritos ao pódio. O grupo, comandado pelo técnico Marcelo Donabella, terá oito ciclistas de Elite masculina.

“A 9 de Julho é uma clássica, com percurso menor e mais plano. Vamos para brigar pelo primeiro lugar e tentar deixar nossos velocistas em boas condições para atingir essa meta. Os bons resultados no Paulista e no Brasileiro forma muito importantes e nos deixaram animados e motivados para isso lutar até a volta final”, destaca o técnico Donnabella.

No grupo de ciclistas estarão os dois vencedores recentes, Jeovane de Oliveira, campeão paulista de estrada em 2018, título conquistado em São Carlos (SP), e Rodrigo Nascimento, vencedor do Brasileiro neste fim de semana, em Maringá (PR). Além deles estarão Rafael Andriato, Leonardo Finkler, Rodrigo Araújo, Cristian Egídio, Marcelo Knapp e Lucas Ribeiro.

A Memorial-Santos é uma das forças no feminino

Outro destaque é a equipe santista da Memorial. Dona de diversos resultados expressivos no país e no exterior, a Memorial-Santos estará com sua equipe completa nas provas da Elite, masculino e feminino, entrando firme na briga pelos títulos masculino e feminino.

Com dois vices no ano passado, com Joel Cândido Prado Junior e Thayná Araújo, a equipe da Baixada Santista quer voltar ao topo do pódio em ambas. O time feminino estará completo, com destaque para Ana Paula Polegatch, Camila Coelho e a própria Thayná, que conseguiram se destacar em provas no país e também no exterior.

O masculino também estará com seu time principal, considerado sempre um dos sérios candidatos ao título. E uma das grandes esperanças é mais uma vez Joel, bicampeão da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, nas edições de 2015 e 2016, e que no ano passado chegou em segundo, com pouco diferença para o campeão.

As disputas da 9 de Julho começam às 6h45 com as categorias Aspirantes. As categorias elite largam às 9 horas.

HISTÓRIA
Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do ciclismo brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e equipes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Desde 2015, a Prova recuperou o espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas. 

Mais informações em www.gazetaesportiva.com/prova9dejulho