Skip to main content

Tcheco Toupalik comemora a vitória na terceira etapa

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação – Pauline Ballet

O tcheco Adam Toupalik (Corendon-Circus), especialista em provas de ciclocross, venceu a terceira etapa da Artic Race. A disputa teve 201km entre as localidades de Honningsvag e Hammerfest, cumpridos em 4h24min08s. Na segunda colocação, a 2 segundos, chegou seu companheiro de equipe, o holandês Mathieu van der Poel. Em terceiro ficou o russo Sergei Chernetski (Astana Pro), que lidera na classificação geral com 7 segundos de vantagem sobre o norueguês Markus Hoelgaard (Joker Icopal).

O caminho da vitória Toupalik foi longo. O atleta da Corendon-Circus saiu em uma fuga com oito ciclistas, logo após o primeiro prêmio de montanha, no KM 16. O grupo era formado por Willie Smit (Katusha-Alpecin), Tom Wirtgen (WB Aqua Protect-Veranclassic), Johan Le Bon (Vital Concept), Connor Swift (Dimension Data), Axel Journiaux (Direct Energie), Adam Toupalik (Corendon-Circus), Robin Carpenter e Adam De Vos (Rally Cycling) e Øyvind Lukkedal (Coop). De Vos era o melhor colocado na classificação geral (a 1min37s).

A fuga rendeu e chegou a abrir 4 minutos sobre o pelotão principal na altura da metade do trajeto. A Astana tomou a ponta e apertou o ritmo do pelotão na perseguição aos escapados até controlar a diferença na casa dos 3 minutos. Mais adiante, a equipe Wanty-Groupe Gobert tomou a iniciativa e ditou o ritmo.

A 16km da chegada, a diferença para os escapados era de 55 segundos. Le Bon, Toupalik e Carpenter escaparam do grupo e aumentaram o ritmo em direção à meta, já no circuito em Hammerfest.

Na última volta, as equipes BMC e Astana assumiram o controle na busca pelos três escapados, mas Toupalik atacou na última subida e conseguiu a vitória.

TOP 5 DA ETAPA
1 Adam Toupalik (Cze) Corendon-Circus 4h24min08s
2 Mathieu van der Poel (Hol) Corendon-Circus – a 2s
3 Sergei Chernetski (Rus) Astana Pro Team – mt
4 Quentin Pacher (Fra) Vital Concept Club  – mt
5 Odd Christian Eiking (Nor) Wanty-Groupe Gobert – mt

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Sergei Chernetski (Rus) Astana Pro Team – 12h34min40s
2 Markus Hoelgaard (Nor) Joker Icopal – a 7s
3 Colin Joyce (EUA) Rally Cycling – a 8s
4 Danilo Wyss (Sui) BMC Racing Team – a 23s
5 Nicolas Roche (Irl) BMC Racing Team – a 37s
6 Laurent Pichon (Fra) Fortuneo-Samsic – a 38s
7 Carl Fredrik Hagen (Nor) Joker Icopal – mt
8 Steff Cras (Bel) Katusha-Alpecin – mt
9 Dennis van Winden (Hol) Israel Cycling Academy – a 52s
10 Michael Schär (Sui) BMC Racing Team – a 53s

MELHORES MOMENTOS DA 3ª ETAPA